sábado, 9 de janeiro de 2010

Costelinha Suína na Pinga



Esta é uma receita do Senhor Tarifa, um especialista em costelinha de porco grelhada na churrasqueira. Depois de muita insistência, consegui que ele fizesse uma para o blog (e é claro que tive que comer também....)
Ingredientes (para 4 pessoas)
2 kg de Ripa de Costela Suína (as melhores são das marcas Aurora e Nobre. Devem ser bem retas e finas, para ficar melhor no espeto, no máximo com 10cm de largura).
Pinga para tempero. Não precisa ser boa, como é só para tempero, pode ser usada qualquer uma - ele usa uma que custa R$ 2,00 o litro (menos de 1 Euro). Não foi tentado ainda um outro tipo de aguardente, mas pode ser que dê certo.
Farinha de Mandioca Branca.

Modo de Fazer:
1. Passar a pinga a vontade na costela.
2. Colocar sal grosso na parte de cima da costela (parte da carne).
3. Colocar a costela no espeto duplo (ou em uma grelha para assar peixe) em fogo alto, com a parte do osso para baixo.
4. Quando o osso estiver com cor de assado, tirar a costela do fogo, bater o sal, passar bastante pinga e esfregar farinha de mandioca branca dos dois lados (neste ponto a carne ainda estará crua).
5. Colocar a carne novamente no fogo, desta vez com a parte do osso para cima. Cuidado para não deixar a farinha queimar.
6. Virar de tempos em tempos até os dois lados da carne estarem com aspecto crocante. Neste ponto, a farinha de mandioca estará com aspecto da farinha de mandioca torrada (se usar a farinha de mandioca já torrada no preparo, ela queima e não fica boa).

Servir com Limão

Obs: o tempo total de preparo é de, aproximadamente, 1 hora e meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário