domingo, 29 de agosto de 2010

Sopa com Carne

A carne na sopa deve ser, antes de ir para a sopa propriamente dita, frita, pré-cozida ou nenhuma das anteriores?
Para responder a esta pergunta, vamos a um excelente livro, para os mais curiosos, chamado "O Cozinheiro Cientista" de Diego Golombek e Pablo Schwarzbaum.
Quando fritamos ou pré-cozinhamos a carne, fazemos o que é popularmente conhecido como "selar" a carne. Isto é bom? Se você estiver querendo fazer uma carne, é ótimo, pois, ao selar a carne, promovemos uma rápida cocção (para saber mais sobre cocção, veja http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/colunistas/yuri-ferrari-ogurtsova/metodos-de-coccao-502736.shtml), fazendo com que o gosto fique na carne.
Porém, quando fazemos uma sopa com carne, não queremos que o gosto fique na carne, mas sim que se espalhe pela água da sopa. Portanto, ao fazermos uma sopa com carne, a carne deve ser colocada crua, para que o processo de cocção fique bem mais lento e não aconteça a selagem da carne.
Portanto, senhores, senhoras e senhoritas, em sopa com carne, carne crua direto na água da sopa, deixando com que ela cozinhe e libere seu belo sabor para toda a sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário