domingo, 4 de julho de 2010

Conchas de Batatas


Esta é uma receita extraída de um livro de Marshall Cavendish - 100 Great Potato Recipes (sem tradução em português) com 100 receitas de batata.
A tradução do título da receita - Crunch Potato Skins - fica estranha para o português (Pele de batata triturada ou crocante). Então, minha esposa sugeriu o nome Conchas de Batatas.
Esta receita é um misto de batata assada com batata frita, ficando, ao final, uma batata frita por fora e assada por dentro.

Ingredientes - para 4 pessoas
4 batatas grandes
1 lata de creme de leite (200 a 250 gr)
1 maço de cebolinha picada
Sal e pimenta preta moída a gosto.

Modo de Fazer:
Fure as batatas com um garfo, o máximo que conseguir (é bem chato de furar, cansa um pouco, mas vale a pena).
Coloque-as para assar em forno médio (200 a 220 graus) em um refratário untado com azeite por 60 a 90 minutos (virando as batatas na metade do tempo para ficar homogêneo).
Neste tempo, faça o creme que vai por cima da seguinte maneira: em um recipiente coloque o creme de leite, praticamente toda a cebolinha (deixe um pouco para polvilhar no final), sal e pimenta a gosto e leve à geladeira para resfriar.
Quando a batata estiver assada, deixe-a esfriando por cerca de 15 a 20 minutos.
Corte as batatas ao meio e depois ao meio de novo, fazendo como se fossem 4 barquinhas por batata. Tire um pouco da batata com uma colher para fazer realmente o formato de uma concha e reserve também a batata retirada.
Tempere com sal e pimenta (eu polvilhei o sal e a pimenta por cima).
Frite em óleo bem quente (aqui, frita-se como batata frita, com óleo bem quente e em grande quantidade, para não precisar mexer) por cerca de 5 minutos.
Retire e escorra bem a gordura.
Coloque o creme feito anteriormente por cima e polvilhe a cebolinha.

Fica ótimo com frango (pode até substituir o arroz) e uma salada verde. E um detalhe, a casca dela pode ser comida também, não precisa tirar.

Obs: as fotos ficaram com uma qualidade ruim, pois eu só tinha à mão o telefone celular para tirar a foto.

domingo, 20 de junho de 2010

Tainha Recheada

Esta é uma receita típica de Santa Catarina e que me aventurei a fazer. A tainha até que não é difícil, mas o recheio eu não tinha a mínima idéia de como fazer. Em virtude disto, perguntei para um especialista, ou seja, o funcionário da peixaria. Ele me deu umas dicas e resolvi encarar e fazer. Quando ficou pronta e fomos comer, surpresa... ficou uma delícia.
Infelizmente não lembramos de tirar foto, mas, mesmo assim, segue a receita.

Ingredientes (4 pessoas)
1 tainha espalmada de, mais ou menos, 1,2 a 1,5 kg
1 pacote de ova da tainha (Em cada tainha há dois pacotes de ova, então corta uma fina membrana que liga as duas e, se possível, deve-se tirar uma veia grossa que passa por cima da ova).
Suco de 1 limão
1 cebola picada
1 pimentão (usei o verde, mas acho que fica melhor com o vermelho)
50 gramas de bacon picados em cubos
6 dentes de alho picados
1 xícara de chá de farofa de milho
Sal, pimenta e alecrim a gosto

Modo de fazer.
Como o recheio deve ser feito separadamente, para ir ao forno com ele pronto, vou por o modo de fazer em ordem cronológica, para ficar mais fácil.
Tempere a tainha com sal, pimenta, o suco de um limão e cubra a tainha com alecrim. Deixe no tempero por 02 horas. Enquanto isto, vá fazendo o recheio (entre picar e fazer, leva uns 30 a 40 minutos).
Para o recheio.
Cozinhe a ova de tainha na água fervendo por 10 minutos (totalmente sem tempero) e reserve.
Frite o bacon picado e, logo depois, jogue a cebola e o alho.
Deixe dourar bem. Enquanto isto, pegue a ova e corte em pequenas rodelas (a ova em si fica meio uma farinha, então, se for desfarelando enquanto corte, não tem problema, não se desespere). Jogue a ova na frigideira com o bacon, cebola e alho e mexa bem. A ova vai se desfarelar por completo e já vai ficar com um aspecto de farofa.
Acrescente pimentão e jogue mais uma pitada de sal e pimenta.
Jogue depois a farofa e mexa bem, para não empelotar. Se quiser, jogue um pouco de azeite por cima, para a farofa ficar mais molhada.
Quando der as duas horas do peixe no tempero, retire o alecrim e recheie o peixe com a farofa e feche o peito. Coloque em um refratário pequeno (untado com azeite), para a tainha ficar bem justa dentro, ou arrume outro jeito de fechar o peixe para o recheio não "vazar" enquanto assa.
Coloque a tainha com papel alumínio no forno alto (280 graus) por 30 minutos e depois no forno médio (220 a 240 graus) por mais 30 minutos, agora sem o papel alumínio.
Depois disso, é só servir, com arroz e uma salada bem apetitosa.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sobrecoxas de Frango assadas com Presunto Cru e Tomate Seco - Frango dos Namorados


Este é um prato relativamente simples. Chamei-o de Frango dos Namorados pois eu o fiz no domingo do Dia dos Namorados, para deliciar com a minha eterna namorada....
Lá vai a receita, para 04 pessoas (neste caso, sobrou frango para um almoço requentado depois)
1 kg de sobre coxa (a não ser que você realmente queira tirar a pele, sugiro deixar com a pele)
1 cebola bem picada
5 dentes de alhos bem picados
Alecrim a gosto
1 lata de cerveja
1/2 pacote de creme de cebola
1 colher de chá de gengibre (uso gengibre em pó, mas pode ser gengibre normal)
1 colher de chá de mostarda amarela
Sal, Pimenta e Curry a Gosto
Manteiga sem sal, presunto cru e tomate seco.

Modo de Fazer
Tempere o frango com a cerveja, cebola, alho, quase todo o creme de cebola, gengibre, mostarda, sal, pimenta e alecrim. Deixe descansar por, no mínimo, 2 horas.
Coloque o frango, com a pele para cima, em um refratário com um pouco da mistura do tempero, mas sem o líquido, só com a cebola e o alho. Coloque uma pitada de sal, pimenta, curry e jogue o resto do creme de cebola (o creme de cebola deve cobrir o frango).
Coloque um pouco de manteiga em cima de cada pedaço de frango.
Deixe no forno médio por 40 minutos.
Após os 40 minutos, retire o frango, regue com um pouco do tempero para não ficar muito seco e cubra o frango com presunto cru (usei uma fatia para cada pedaço).
Volte ao forno médio por mais 40 minutos.
Retire novamente o frango e acrescente o tomate seco por cima (novamente usei um tomate seco por pedaço).
Deixe mais 20 minutos em forno médio.
Após estes 20 minutos, retire o presunto e o tomate seco e reserve. Retire também o excesso de líquido, se houver, o frango deve ficar seco aqui.
Deixe o frango na potência alta por mais 10 minutos para dourar.
Junte o presunto e o tomate seco novamente por cima do frango e sirva.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ensopado de Carne com louro e molho inglês


Este ensopado é uma sugestão fácil para tornar delicioso um prato aparentemente sem graça que é carne ensopada. Se acham sem graça, experimentem esta.

Ingredientes para 4 pessoas
1 kg de coxão mole (ou alguma outra carne firme, não pode usar carne muito macia, pois vai desmanchar)
Molho inglês a gosto
1 cebola
6 dentes de alho
5 tomates
1 pimentão vermelho médio
Sal e pimenta a gosto
8 folhas de louro
2 colheres de sopa de requeijão

Modo de fazer
Tempere a carne com sal e pimenta e coloque em uma vasilha.
Coloque molho inglês na vasilha, preenchendo toda a carne, mas sem ficar uma sopa. Reserve e guarde por 2 horas, mexendo de vez em quando para o molho inglês penetrar em toda a carne.
Depois das 2 horas, pique a cebola e o alho (uso um mini processador para isto) e junte com a carne, dando uma última mexida.
Em uma panela de pressão, frite levemente a carne com óleo, azeite ou manteiga sem sal (neste dia usei manteiga).
Coloque o tomate e o pimentão bem picados (uso o mini processador aqui também), o requeijão, o louro e o molho inglês que possa ter sobrado da vasilha onde estava a carne.
Mexa bem e coloque um pouco de sal se quiser (eu coloco, mas não é essencial). Nesta hora, vai ficar com um certo caldo, pois a carne soltará água, assim como a sobra do molho inglês e o tomate.
Coloque na pressão por 40 minutos (a partir do momento que pega a pressão). Não coloque mais água, senão vira sopa.

Está devidamente pronta. Fica uma delícia.

sábado, 15 de maio de 2010

Costelinha de porco com creme de mostarda e alecrim


Esta receita, também de criação minha, é uma costelinha de porco assada com mostarda e alecrim. É bastante simples de se fazer.

Ingredientes para 4 pessoas
1 kg de costelinha de porco

3 colheres de sopa de mostarda escura
4 colheres de sopa de mostarda amarela
Suco de 1 limão
Alecrim, sal e pimenta a gosto.

Modo de Fazer
Tempere a carne com sal e pimenta e deixe descansando por 1 hora.
Em um recipiente, misturar as duas mostardas.
Jogue o suco de limão por cima da carne. Depois, jogue este creme com as duas mostardas por cima.
Finalize colocando ramos de alecrim por todo o recipiente.
Levar ao forno médio (200 a 220 graus) por 50 minutos a 1 hora.
Eleve a temperatura do forno para o máximo (no meu 280 graus) e deixe por mais 15 minutos para dourar.

Sirva com arroz e uma salada simples.

domingo, 2 de maio de 2010

Sardinha com lula na pressão


Esta é mais uma receita de criação minha. Na verdade, como toda criação, é uma junção de algumas receitas, originando uma nova.
É bem tranquila de se fazer.

Ingredientes:
1 kg de filé de sardinha (pode ser também peixe-charuto ou taguara)
250 gr de lula limpa em anéis
Suco de 1 limão
4 dentes de alhos picados
2 cebolas cortadas em rodelas
2 tomates cortados em rodelas
Sal, pimenta, curry, açafrão e orégano

Modo de fazer:
Tempere a sardinha com sal, pimenta, curry, açafrão e o limão. Deixe no tempero por 1 hora.
Em uma panela de pressão, coloque azeite, cebola, tomate, sardinha, alho e assim sucessivamente. Neste caso eu finalizei com o tomate, mas não tem uma regra formal pra isso.
Deixe na pressão por 20 minutos (considere os 20 minutos a partir da hora que pega o pressão - começa a fazer aquele barulho de pressão na panela).
Desligue, tire a pressão. Jogue a lula temperada com sal, pimenta e o orégano (é bom deixar a lula no tempero por uns 20 minutos. Um truque é temperar a lula quando ligar a panela de pressão, o tempo fecha certinho).
Deixe na pressão por mais 10 minutos.

Sirva com arroz branco. Fica uma delícia.

domingo, 25 de abril de 2010

Salmão com ervas e creme de cebola


Aqui mais um receita de salmão, fácil e prática de fazer

Ingredientes:
1 peça de 1 kg a 1,5 kg de salmão
1 colher de chá de cominho
3 colheres de chá de açafrão
2 colheres de manteiga
Manjericão verde, alecrim, sal, pimenta e creme de cebola a gosto

Modo de preparo:
No dia anterior, coloque o salmão em um refratário. Temper com o cominho e o açafrão. Jogue manjericão e alecrim de modo que as ervas cubram totalmente o peixe. Fechar com filme plástico e deixar na geladeira para passar a noite.
Retire o peixe da geladeira, retire também o manjericão e o alecrim e tempere com sal e pimenta. Cubra o peixe agora com o creme de cebola. Deixe descansando por 1 hora.
Após a 1 hora, aqueça a manteiga (só para ficar líquida) e despeje em cima do peixe.
Asse em forno médio (200 a 220 graus) por 35 minutos.

Sirva com arroz branco e uma salada simples.

Fica uma delícia

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Fraldinha com molho de mostarda



Pessoal, depois de uma longa ausência, vamos a mais uma receita.
Esta receita de carne assada é muito fácil fazer, basta uma boa peça de carne e um pouquinho de paciência.

Ingredientes para 5 pessoas:

1 peça de fraldinha de, aproximadamente 1 a 1,5 kg.
Sal grosso, mostarda escura, mostarda amarela, molho inglês e cominho (depois coloco as quantidades)

Modo de fazer:
Coloque sal grosso cobrindo toda a carne e deixe-a no sol por 40 minutos
Abra a carne com uma faca, de forma horizontal, como se fosse abrir para ela ficar com o dobro do tamanho e metade da espessura. A carne não deve ser partida em dois pedaços, pois será aberta e fechada depois.
Jogue um molhinho no meio da carne. Este molho deve ter 2 colheres de sopa de mostarda escura, 3 colheres de sopa de mostarda clara, 1 colher de sopa de molho inglês e cominho a gosto e mexa bem. Passe esse molho na carne, como se estivesse passando manteiga.
Feche novamente a carne e leve ao forno médio (200 a 220 graus) por cerca de 1 hora. Neste período, a carne vai ficar levemente mal passada.

Bem, é para ficar uma delícia....

terça-feira, 23 de março de 2010

Vitamina de banana e mamão

Não é do meu feitio colocar receitas de sucos e vitaminas, até porque não sou especialista, mas esta vitamina, que tomei pela primeira vez, a muitos anos atrás em uma lanchonete em Londrina-PR (que, infelizmente, não me lembro o nome) me conquistou e, sempre que eu posso, eu faço para tomar em casa.

Ingredientes (para 2,5 a 3 litros de vitamina)
3 bananas nanica (também chamada de banana caturra em alguns estados brasileiros)
1 mamão papaya
500 ml de leite
Gelo (usei 1 forma)
Açúcar a gosto

Modo de Fazer
Corte a banana em pedaços meio grandes (uns 5 pedaços por banana)
Coloque a polpa do mamão, as bananas, o gelo, o leite e o açúcar no liquidificador até o gelo ser totalmente triturado.

E aí é só apreciar a vitamina no seu lanche.

domingo, 21 de março de 2010

Dicas para Carnes a Milanesa

Já perceberam como, apesar de aparentemente simples, é complicado fazer uma carne (bife, frango, peixe) a milanesa sem ele ficar com a aparência feia ou ficar com a milanesa totalmente presa na carne, sem ficar metade dela na frigideira?

Bem, aqui temos dois pontos. O modo de se fazer a milanesa e o modo de se fritar a carne.

Para se fazer a milanesa, deve-se usar apenas dois ingredientes: ovo e farinha (para a milanesa mesmo, use farinha de rosca). A ordem sempre deve ser, a carne primeiro no ovo e depois na farinha, afinal a função do ovo é justamente fazer com que farinha e carne se unam. Se puser farinha antes, ou seja, farinha, ovo e farinha, vai ser criada uma camada de farinha entre a carne e o ovo, fazendo com que a milanesa fique solta na carne.

Para se fritar a carne. Infelizmente, a carne deve ser frita com bastante óleo, para o óleo cobrir completamente a carne, pois, na milanesa, não se deve virar o filé para fritar dos dois lados, pois, ao virar, metade da milanesa vai ficar na frigideira. É por esta razão que a milanesa dos "fast foods" ficam boas, pois são fritas em bastante óleo e em óleo bem quente.

Bem, é isto aí, espero poder ter ajudado na árdua luta de se fazer um bom filé a milanesa (com a milanesa ainda no filé na hora de ir ao prato).