quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ostras gratinadas



Esta é uma receita de minha amiga Jackie Elias e foi feita ontem em casa, quando ela, o Rion e o Caio, filho deles vieram comer aqui.

A receita é para 3 dúzias de ostras. Bem,ostra é um aperitivo, então, 3 dúzias dá para umas 4 a 6 pessoas bem servidas.


3 dúzias de ostras
2 1/2 copo de água

Molho:
400 ml de creme de leite
1 cebola média, picada fininha
100 ml vinho branco seco
2 colheres de sopa de manteiga, com sal
100 ml da água do cozimento das ostras
1 colher de sopa de farinha de trigo
Queijo parmesão ralado (a gosto)

Modo de preparo:

Lave as ostras em água corrente para retirar a sujeira da conha. Em seguida, ponha-as em uma panela grande e acrescente a água, deixando-as cozinharem até que as cascas se abram parcialmente ( cerca de 20-25 min). Abra as ostras, deixando-as em um lado da concha e descartando o outro. Reserve.

Em uma panela, doure a cebola na manteiga. Acrescente o trigo, misturando bem. Em seguida, junte o vinho branco e espere evaporar, acrescentando em seguida a água do cozimento das ostras. Deixe aferventar, formando um creme liso.

Disponha as ostras em uma assadeira e coloque o molho por cima das mesmas, até cobri-las ( + ou - 1 1/2colher). Salpique queijo parmesão por cima e leve para gratinar, em forno pré-aquecido médio baixo.

Para acompanhar, opções:
Arroz com alecrim, purê leve de abóboras, purê de batata ao azeite de oliva. 

Em relação a bebidas, o melhor é um vinho branco ou espumante.

sábado, 2 de abril de 2011

Churrasco de Bife de Chorizo

Infelizmente, a nossa receita de hoje não tem foto. Simplesmente, quando me lembrei da foto para o blog eu já estava no final da refeição.
Antes de entrar na receita, algumas considerações preliminares.
O chorizo é o nosso contra-filé? Em termos. Na verdade, o contra-filé é uma peça grande, onde em uma ponta há o chamado contra-filé da costela, entrecote ou bife ancho. O chorizo é a outra ponta do contra-filé. Entretanto, o final da peça é muito fibroso, então não vai ficar muito bom. O ideal é tirar uns 5 dedos de carne da ponta (use este pedaço para fazer um bife acebolado, por exemplo, fica muito bom) e aí sim usar o restante para o churrasco.
Somos mais acostumados com churrasco de picanha, onde assamos a peça inteira ou então em bifes de médio para fino. Se fizermos isto com o chorizo, não dá certo. O bife de chorizo deve ser cortado em filé alto, de mais ou menos 2,5 a 3 dedos de espessura. Em média, cada bife vai ficar pesando entre 300 e 450gr, ou seja, é a receita ideal para uma pessoa.
O tempero é como um churrasco normal, ou seja, sal grosso nos dois lados e só. Pode usar sal grosso temperado também, vai de cada um. E aqui, é como em outros churrascos, deve-se bater a carne antes dela ir para o fogo para tirar o excesso de sal.
Para assar, usa-se uma grelha, visto que a carne estará em bife. O segredo é não jogar enquanto o fogo está com chama alta. Deixe o fogo descansar e virar uma espécie de braseiro. O bife argentino é deixado com a grelha a uns 25 cm do braseiro, com 8 min de cada lado, virando uma vez só. Entretanto, fica bem mal passado no meio, não é muito do nosso gosto. Eu deixei mais alto, uns 35 cm do braseiro e deixei 15 a 20 min de cada lado.
Não se deve ficar virando a carne, o ideal é fazer de um lado, depois do outro e pronto. Uma dica é não cortar a carne logo depois de pronta. Deixe descansar em uma tábua por dois minutos, para que o sumo da carne volte a ficar diluído na carne e não concentrada no meio (para quem quiser saber mais, há uma Lei da Física chamada Lei dos Vasos Comunicantes ou Lei de Stevin que explica isto).
Para comer, pode-se cortar como aperitivo, como fazemos em um churrasco de picanha ou, do jeito que eu mais gosto, servir o bife mesmo, acompanhado de arroz branco e uma boa salada. Neste caso, não fica um churrasco clássico, mas um belo prato de filé.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Polvo de Carnaval

Esta receita foi feita e criada por mim, minha esposa e mais três amigos, Mari, Eleandro e Yuka. Muita gente tem medo de fazer polvo ou lula, mas é mais fácil do que aparenta. Esta receita pode ser servida quente ou fria.

Polvo com vinagrete

Ingredientes para 06 pessoas:
Um polvo inteiro

Para o vinagrete (quem tiver uma receita, pode usar a sua, é como um vinagrete para salada mesmo):
1 cebola, 2 tomates, 3 dentes de alho, cebolinha e salsinha a gosto e uma pitada de gengibre. Todos estes ingredientes devem ser picados bem pequenos, mas não moídos
Vinagre, sal e pimenta vermelha a gosto.

Modo de fazer do vinagrete:
Simplesmente misture todos os tempos e mexa bem.

Modo de fazer o polvo:
Corte todos os pedaços em tiras (para o corpo) ou anéis (para os tentáculos). Frite em uma panela apenas com um fio de olho, sem tempero algum. Aqui alguns cuidados:
Não frite as tiras e os anéis juntos, eles têm tempo de cozimento diferentes;
Frite os anéis por 5 minutos, não mais do que isto, nem menos. Se começar a juntar muita água, retire os anéis e espere a água secar no fogo e volte-os para a panela para terminar a fritura.
Frite as tiras por 6 a 7 minutos, com o mesmo procedimento dos anéis.

Misture o polvo no vinagrete. Pode comer quente, como prato principal ou frio como salada.

Ficou simplesmente fantástico. E amigos, obrigado pela receita.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Costelinha suína frita

Gente, depois de longa ausência, voltei a cozinhar. Esta é uma receita bem simples, mas que nem sempre fica bom, por uma série de razões.
Acredito que muita gente gosta daquela costelinha de porco frita que comemos no barzinho, mas que, em casa, nunca fica tão bom. Vamos ver se consigo ajudar.

Ingredientes para 3 pessoas

1 kg de costelinha cortada entre os ossos, ficando cada pedaço com um osso.
Sucro de 2 limões
Sal, pimenta e cominho a gosto.

Tempere a costelinha com o limão, sal, pimenta e o cominho e deixe descansando por cerca de 2 horas.
Para fritar, siga mais ou menos como se fosse batata frita. Cubra uma panela ou frigideira com óleo, colocando, aproximadamente, 2 dedos de óleo na panela.
Quando o óleo estiver muito quente, jogue as costelinhas e deixe fritar por cerca de 10 minutos, sem mexer, ou até que fique do seu agrado. Aqui uma dica importante. Não coloque uma costelinha sobre a outra, todas devem tocar o fundo da panela, porque se isto não acontecer, algumas vão queimar e outras ficarão cruas.

A foto ficou ruim, pois foi tirada do telefone celular. Bom apetite.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Costela do Barba na Pressão


Esta receita de costela é do meu primo Barba e é muito fácil de fazer. Mesmo sendo costela, fica bem macio e pouco gordurosa.

Ingredientes para 04 pessoas:
Costela Ripa 2 kilos

01 cabeça de alho grande

Sal a gosto.


Modo de preparo:

Corte os pedaços da costela no vão dos ossos.

Esquente bem a panela de pressão de 04 litros.

Coloque óleo suficiente para cobrir o fundo.

Despeje o alho e deixe dourar e jogue os pedaços de costela, imediatamente vá mexendo por 3 minutos.

Despeje água , cerca de 500 ml. Coloque sal e não esqueça de experimentar se está bem temperado.

Tampe a panela e depois de cerca de uma hora abra e verifique se a água secou e se resta somente a gordura que saiu da costela, caso tenha água ainda , coloque novamente na pressão.

É preciso estar atento ao cheiro da costela assada, pois o termômetro será o olfato, quando sentir aquele cheiro maravilhoso é só desligar e servir, acompanhado de arroz branco.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Amendoim Doce da Julia


Esta é uma receita feita totalmente pela minha sobrinha de 09 anos, a Júlia. Logo, ela é bem fácil pra se fazer e, segundo ela, foi aprendida na escola.

Ingredientes:
03 copos de amendoim
02 copos de açúcar
01 copo de água

Modo de Fazer
Coloque o amendoim no forno, até torrar.
Coloque o amendoim torrado, o açúcar e a água em uma panela.
Fique mexendo até o amendoim começar a grudar na colher. A colher deve ser de madeira.
Tire um pouco da calda do fundo da panela, coloque na travessa e espere esfriar.
Depois é só comer.....
(a foto abaixo é da minha sobrinha fazendo o amendoim)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mexido de Lascas de Bacalhau


Esta é uma receita do meu pai e de elaboração dele também. Segundo ele, foi uma adaptação de um petisco de bacalhau que ele comeu na cidade do Porto, em Portugal. Garanto a vocês que fica uma delícia.

Ingredientes para 04 pessoas
Arroz branco já cozido para 04 pessoas (sempre usamos sobra de arroz, que fica na geladeira)
500 gramas de bacalhau em lascas finas e pequenas (mas não miúdas)

Modo de fazer
Frite as lascas em uma frigideira com azeite de oliva até ficarem douradas.
Coloque as lascas com o azeite em uma panela e adicione o arroz. Adicionar mais azeite se necessário.

Fica muito bom com vinho ou cerveja.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Costela de boi frita


Esta é uma receita muito fácil de se fazer. Eu comia, quando criança, em um restaurante chinês em Londrina-PR e resolvi ver se conseguia fazer igual. Bem, igual não ficou, mas ficou deliciosa.

Ingredientes para 02 pessoas
01 pedaço de costela com 3 ossos (mais ou menos meio quilo ou um pouco mais)
Sal, pimenta, salsinha, cebolinha e alho granulado a gosto.

Modo de fazer
Tempere a costela com sal e pimenta e deixe no tempero por cerca de meia hora.
Asse em fogo baixo (180 graus) por 60 minutos, ou até que ela fique mal passada por dentro.
Deixe esfriar um pouco. Corte em 03 pedaços (um osso para cada pedaço).
Frite na manteiga até ficar bem passada. Não embebede na manteiga, não é como fritar frango ou batata frita e sim como fritar ovo, tendo que mexer e virar sempre.
Salpique cebolinha, salsinha e o alho granulado por cima e sirva. Se quiser, pode comer com molho shoyu quem gosta (eu, particularmente, gosto).

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sopa de Peixe com Batata


Hoje no almoço fiz a moqueca de peixe do blog (http://receitasdonego.blogspot.com/2009/12/moqueca-de-peixe.html) e fiquei com um problema. O que fazer com o pouco que sobrou? Não era em quantidade suficiente para uma nova refeição e não tenho hábito de jogar comida fora. Normalmente, as sobras de carne eu guardo para um arroz a carreteiro (http://receitasdonego.blogspot.com/2009/12/arroz-carreteiro-da-mari.html), mas com peixe isto não dá certo.
Minha esposa então sugeriu uma sopa e fui procurar na internet para ver se era possível. Juntando várias receitas e com os ingredientes que eu tinha em casa, resolvi fazer uma.

Ingredientes para 02 pessoas

02 postas de peixe já cozidas
Caldo do peixe cozido (se for peixe em molho ou moqueca, use a sobra do caldo também)
01 Cebola picada
04 dentes de alho picados
400 gramas de batata picadas em pedaços médios (o tamanho suficiente para não precisar cortar).
Sal, pimenta, açafrão a gosto e uma pitada de curry
Água

Modo de fazer
Refogue a cebola e o alho no óleo ou azeite. Depois, jogue o peixe, o caldo e as batatas picadas não cozidas. O total de caldo deve ficar entre 1 litro a 1,5 litro. Como normalmente não sobra tanto caldo assim, deve-se completar com água.
Tempere com o sal, pimenta e açafrão (não esqueça que o molho já vai estar temperado, então cuide para o caldo não ficar salgado demais. Recomendo que experimente aos poucos) e jogue uma pitada de curry.
Tampe a panela e deixe no fogo alto até a água ferver. Quando ferver, deixe no fogo baixo por 40 minutos e sirva.
Se quiser, pode comer com queijo ralado por cima ou então com pão, molhando na sopa para comer.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Postas de Salmão Assadas com Lulas e Legumes


Esta é uma receita também de criação minha. Quis fazer um prato de salmão diferente, mas com sabores que harmonizam. A tentativa valeu a pena, ficou muito bom.

Ingredientes para 4 pessoas:
1,5kg de Salmão em postas grossas (se comprar o anel todo, dá, aproximadamente, 2 postas)
600 gr de batatas miúdas (normalmente já tem no mercado embaladas)
600 gr de lula cortadas em anéis
300 gr de vagem
1 pimentão vermelho em rodelas
1 cebola roxa em rodelas
8 dentes de alho com casca
suco de 3 limões
200 a 250 ml de azeite extra virgem
Sal, alfavaca, manjericão e pimenta branca a gosto. Normalmente uso 2 folhas de alfavaca para 1 de manjericão. Neste prato usei 8 folhas de alfavaca e 4 de manjericão.

Modo de fazer
Corte o peixe em postas menores (se tiver apenas 2 grandes postas) e tempere junto com as lulas com o azeite, suco de limão, alfavaca, manjericão e sal. Deixe marinando por 3 horas.

Depois de 2 horas, jogue o alho nesta mistura e deixe ele na uma hora restante.
Cozinhe as batatas em água com sal. Deixe cozinhando por 20 minutos depois que a água ferver.
Coloque em um refratário grande o salmão, as batatas e todo o molho do tempero (pode tirar as folhas se quiser), com exceção do alho. Por cima do salmão, coloque as lulas. Coloque os alhos dentro dos anéis das lulas (vai ter bem mais lula do que alho, então coloque dentro dos anéis maiores).
Por fim, cubra tudo com cebola, pimentão e vagem (nesta ordem).
Leve ao forno médio (200 a 220 graus) por 60 minutos. Para finalizar, aumente o fogo para 260 graus e deixe mais 15 minutos até que tudo esteja assado.
Sirva com um arroz branco.