segunda-feira, 1 de março de 2010

Óleo/Azeite no cozimento do macarrão

Reza a crença popular que, se adicionar óleo ou azeite na água do macarrão, o mesmo não ficará grudado.
Isto é uma verdade, mas há um efeito colateral gravíssimo: o molho não irá aderir à massa. E por que? Simples, pela mesma razão do porquê o macarrão não gruda. Explico. Quando o macarrão, no cozimento, entra em contato com o óleo/azeite, isto faz com que ele fique oleoso e escorregadio, o que faz com que os fios não grudem. Porém, como estão escorragadios, nada vai grudar neles, nem o molho.
Se por óleo ou azeite faz com que o molho não pegue na massa, o que fazer então? Simples, não coloque óleo/azeite na água, apenas sal e um caldo se quiser. Porém, se não puser água, como fazer para os fios não grudarem? Para isto, há duas alternativas.
A primeira alternativa é usar macarrão de boa qualidade. De maneira geral, os macarrões do tipo "grano duro" não grudam. Mas, e se eu não estiver usando um macarrão de boa qualidade? Simples, pode parecer meio "feio", mas é eficiente: mexa um pouco a massa com um garfo, caso algum fio queira grudar. Não é muito glamouroso, mas funciona que é uma beleza.
É isso aí, simples assim.