sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Qualidade cervejas nacionais

Muito se briga e se discute sobre a qualidade das cervejas nacionais, se é boa ou se não é boa, se tem ou não qualidade.
Temos que analisar, na verdade, dois pontos, a composição da cerveja e a temperatura que ela é ingerida.
Em relação à composição, a enorme maioria das cervejas comerciais é feita de malte, água, lúpulo e cereais não maltados (normalmente arroz ou trigo).  Existe uma Lei Alemã de Pureza de cerveja, de 1.516 (isso mesmo, quase 500 anos) onde diz que a composição de uma cerveja deve ser: "malte de cevada, lúpulo e água" (íntegra da lei disponível em http://www.eisenbahn.com.br/estacao/mundo_lei.php?rolagemIE=1). O que diferencia a cerveja comercial das cervejas que seguem a Lei de Pureza é justamente o cereal não maltado, um cereal usado para baratear a cerveja (uma cerveja que segue a Lei de Pureza não sai por menos de R$ 2,50 a long neck em supermercado).
Um outro item a ser considerado é a temperatura de consumo da cerveja. Uma cerveja Pilsen deve ser tomada nunca a menos de 2 graus Celsius positivos. Se isto é conhecido por muitos, por que recomendam que tomemos a cerveja estupidamente gelada? Ainda fazem propaganda da cerveja "gelaaaaadaaaa". Isto acontece, não porque no Brasil é muito quente (mesmo em dias quentes, tomar uma cerveja Pilsen de qualidade a 2 graus Celsius positivos mata a sede e refresca), mas sim porque a cerveja nacional é ruim e, os mestres cervejeiros sabem que em temperaturas muito baixas, há o congelamento das papilas gustativas, que são estruturas que ficam na língua que faz o reconhecimento do sabor de alimentos e bebidas. Quando você bebe uma cerveja muito gelada as papilas gustativas se fecham fazendo com que o sabor desapareça, ou seja, todas as cervejas ficam parecidas. Para maiores informações sobre as papilas gustativas, consultem http://www.infoterm.com.br/cerveja.asp ou http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos9.asp.
Entretanto, nem tudo está perdido. Há diversas cervejas premium e chopps muito bons, tais como Eisenbahn, Devassa, Baden Baden, Schornstein , Das Bier, Bierland etc.

Famílias e tipos de cervejas

Neste post vamos tratar sobre famílias e tipos de cerveja. Todo o posto foi retirado de: http://www.eisenbahn.com.br/estacao/mundo.php, sendo cópia na íntegra.
Famílias de Cervejas:
ALES e LAGERS
Os estilos de cerveja são, em geral, divididos em duas famílias denominadas Ales e Lagers. A principal diferença entre elas é o tipo de fermentação empregada no processo. Confira cada uma delas:
ALES
As ALES são fermentadas com o fermento Saccharomyces Cerevisiae, a temperaturas mais altas que as LAGERS. Essa temperatura gira, dependendo do tipo de cerveja, em torno de 20º C.
Além disso, o fermento tende a ficar em suspensão no tanque durante o processo de fermentação. Por esses motivos são consideradas cervejas de alta fermentação.
O resultado deste processo são cervejas geralmente frutadas, que se caracterizam por apresentarem aromas e sabores complexos, com notas, em muitos casos, de especiarias.
Como os padres foram grandes produtores de cerveja, o termo ALE, acredita-se, vem da palavra anglo-saxã ALU, que significava um êxtase religioso.
O fato de serem consideradas cervejas de alta fermentação não significa que tenham necessariamente teor alcoólico mais alto que as Lagers. Também não são necessariamente escuras. Existes Ales de baixo e alto teor alcoólico, assim como claras e escuras. Até o ano de 1400, quando se começou a fabricar cervejas Lager, todas as cervejas eram Ales.
Confira alguns tipos de Ales:
Cervejas de Trigo
Cervejas geralmente produzidas com 50% de malte de trigo e 50% de malte de cevada. Variam entre as bem claras e leves, como as Weizenbier, indo até as mais alcoólicas, escuras e encorpadas, como as Weizenbock. Geralmente não são filtradas. São cervejas que tradicionalmente apresentam aromas de banana e cravo.
Ales Belgas
É um vasto grupo de cervejas especiais, que incluem as Dubbee, Tripel e Strong Golden Ales, entre outras.
Amber Ale
É um termo usado por muitos cervejeiros norte-americanos para denotar uma cerveja produzida com alta percentagem de malte caramelo. Essas cervejas são frequentemente adocicadas, com aroma de nozes, caramelo e tostado. O caráter de lúpulo varia desde leve a muito pronunciado.
Ales Alemãs
São frequentemente chamadas de Altbiers ou Alt. “Alt” é a palavra alemã para “velho” e refere-se ao estilo de cerveja produzido antes da descoberta dos fermentos tipo “lager”. Somada as Alttbier, de cor cobre e alta lupulagem, típicas da cidade de Düsseldorf, há o estilo Kölsch, dourada e de baixo amargor, da cidade de Colônia.
Porter e Stouts
São as mais escuras na família das Ales. Fazem parte da escola britânica. Podem variar de doces e achocolatadas a secas e tostadas. LAGERS
As lagers são as chamadas cervejas de baixa fermentação. Fermentadas a temperaturas mais baixas que as ALES, em torno de 10º C, são produzidas com o fermento Saccharomyces Carlsbergensis.
São muito pouco ou nada frutadas, com aromas e sabores de cereais (cevada e/ou trigo), pão e lúpulo. No caso das Lagers escuras, predomina o sabor de cereal torrado, parecido com o do café.
Assim como acontece com as Ales, existem Lagers de baixo e alto tero alcoólico, assim como escuras e claras.
Acredita-se que as Lagers surgiram por volta de 1400, no sul da Alemanha. Como a produção de cerveja exige temperaturas amenas, não se produzia cerveja no verão, já que a refrigeração foi inventada somente em 1873. Os alemães descobriram que sob os Alpes a temperatura ficava baixa mesmo no verão. Com isso, passaram a produzir maiores quantidades na primavera e armazenavam a cerveja nesses “armazéns” sob as montanhas. Como a temperatura nessas cavernas ficava bem abaixo dos 20º C, houve uma mutação no fermento da ALE utilizado até então, passando a se adaptar melhor a temperaturas mais baixas. O resultado foram cervejas mais límpidas e menos complexas que as existentes até então.
LAGER significa armazém em alemão. Daí a origem do nome dessa família.
Alguns tipos de Lagers:
Pilsen
Cerveja mais consumida no mundo. Atingiu sucesso devido a sua cor dourada, diferente das cervejas escuras da época, e de seu sabor mais leve.
Originária da cidade de Pilsen, na República Tcheca, em 1842.
Dunkel
Significa escuro em alemão. São, portanto, cervejas escuras, produzidas com malte de cevada torrado.
Bock
São cervejas com teor alcoólico que varia de 6,8% a 8,75%.
De coloração avermelhadas para marrom, são cervejas encorpadas. Originárias de Einbock, na Alemanha.
Rauchbier
Cervejas defumadas típicas da cidade de Bamberg, na Alemanha.
Entre Ales e Lagers existem no mundo em torno de 120 diferentes estilos de cerveja

Harmonização de Cervejas

Vamos a alguns posts sobre algo que eu, particularmente, aprecio bastante que é cerveja. Muito se fala de harmonização de gastronomia e vinho, mas pouco se fala sobre harmonização de gastronomia e cerveja.
Vou usar como base uma das melhores cervejarias artesanais do Brasil, Eisenbahn, com sede em Blumenau (mas não mais blumenauense, agora adquirida pela Schincariol), com prêmios reconhecidos no exterior. O link com todas as dicas encontra-se em: http://www.eisenbahn.com.br/estacao/harmonizacao.php e http://www.eisenbahn.com.br/estacao/queijos.php.
Resumindo, o que sempre uso é o seguinte:
Se você é conhecedor de vinhos, pense em uma Ale escura como um vinho tinto e em uma Lager clara como um vinho branco. Pense em cervejas de alto amargor como vinhos bem ácidos ou com bastante taninos.
Em um "Beer Dinner" (jantar com cerveja), procure servir as cervejas e pratos mais leves primeiro, crescendo em peso e intensidade no decorrer da refeição, para que as mais encorpadas não façam com que as leves pareçam “aguadas”. O mesmo vale para cervejas secas (amargas) e doces. Comece pelas secas.