domingo, 16 de fevereiro de 2014

Batatas ao forno com creme de leite


Esta é uma receita extraída do livro 100 Great Potato Recipes, com algumas adaptações devido a temperos achados no exterior, mas não aqui, bem como um toque especial que resolvi dar à receita, pois minha esposa adora batatas e adoramos modificar as receitas para incrementá-las.

Ingredientes para 04 pessoas
06 batatas médias cortadas em rodelas finas (usei a menor lâmina do processador para isto)
02 cebolas cortadas em rodelas finas (idem)
300 ml de creme de leite fresco
50 gr de anchovas em lata (se não achar anchova, pode ser sardinha)
75 gr de manteiga
sal, pimenta do reino e noz moscada
um pouco de leite

Modo de fazer
Coloque a anchova em um recipiente pequeno e cubra com leite, para tirar um pouco o sal (o leite deve apenas cobrir a anchova). Deixe por 30 minutos.
Refogue a cebola em 25 gramas de manteiga (1/3 do total que reservou) até que fiquem transparentes.
Em um refratário, unte com o restante da manteiga (se precisar, aqueça a manteiga antes para que ela fique líquida) e faça camadas com batatas, cebola e anchova (pique a anchova em pedaços bem pequenos). Faça o quanto couber, desde que a última camada seja de batata.
Num recipiente, coloque o creme de leite e o tempere com o sal, pimenta do reino e noz moscada, provando até ficar bom de tempero (não deixe muito salgado, pois a anchova ainda vai ter um pouco de sal).
Despeje o creme de leite nas batatas.
Leve ao forno médio (180 graus) por 50 minutos.
Obs: coloque a batata cortada crua, sem cozinhar antes. Se quiser, nos últimos 10 minutos de forno, jogue queijo ralado por cima para gratinar.