sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Filé a Parmegiana


Esta é uma receita bastante fácil, de um prato muito apreciado por nós brasileiros, embora não seja muito sofisticado.
Muitos pensam que o Filé a Parmegiana é um bife a milanesa com queijo derretido. Na verdade, ele é muito mais saboroso do que isto. A melhor carne para se fazer este prato é o filé mignon, um corte relativamente caro, mas que, como o filé fica forte, cerca de 200 gr de filé é mais do que suficiente para uma pessoa, o que não deixa o prato tão caro assim.

Ingredientes:
Filé mignon cortado em postas com 1 dedo (2 a 3 cm) de espessura.
Queijo, presunto, sal, pimenta preta moída, molho de tomate, ovo e farinha de rosca.

Modo de fazer:
Corte o filé com cerca de 2 dedos de espessura (4 a 5 cm). Como a carne é macia, pressione a carne com a mão, como se fosse amassá-la até ficar com 1 dedo de espessura e, com isto, aumenta a dimensão do filé. Isto faz com que a carne renda mais, sem perder a maciez.
Tempere o filé com sal e pimenta. Eu costumo temperar com sal dos dois lados e pimenta apenas de um. Passe no ovo e depois na farinha de rosca para fazer a milanesa, nunca o contrário. Para mais dicas sobre a milanesa, clique aqui) e depois a frite com bastante óleo, como se fosse batata frita. (no link anterior há dicas sobre isto também).
Coloque os filés em um refratário, depois de tirar o excesso de gordura com um papel toalha e coloque uma fatia de presunto e depois uma de queijo por cima. Cuidado para não por muito, uma fatia é o ideal, pois queremos comer filé e não queijo e presunto. Cuidado também para o queijo não ficar maior do que o filé, pois, quando derreter,o queijo se expande e pode deixar o prato com uma aparência muito feia.
Cubra o filé com molho de tomate (não o refratário). Quem quiser fazer molho em casa, há uma receita muito boa clicando aqui. De vez em quando uso o molho pronto da Hemmer que é uma delícia, mas aqui é bom colocar um pouco de água, pois o molho é bem concentrado.
Leve ao forno médio (220 graus) até o queijo derreter. Isto deve levar cerca de 20 minutos, dependendo do forno.

Sirva com arroz branco e salada ou massa sem muito molho.