terça-feira, 23 de março de 2010

Vitamina de banana e mamão

Não é do meu feitio colocar receitas de sucos e vitaminas, até porque não sou especialista, mas esta vitamina, que tomei pela primeira vez, a muitos anos atrás em uma lanchonete em Londrina-PR (que, infelizmente, não me lembro o nome) me conquistou e, sempre que eu posso, eu faço para tomar em casa.

Ingredientes (para 2,5 a 3 litros de vitamina)
3 bananas nanica (também chamada de banana caturra em alguns estados brasileiros)
1 mamão papaya
500 ml de leite
Gelo (usei 1 forma)
Açúcar a gosto

Modo de Fazer
Corte a banana em pedaços meio grandes (uns 5 pedaços por banana)
Coloque a polpa do mamão, as bananas, o gelo, o leite e o açúcar no liquidificador até o gelo ser totalmente triturado.

E aí é só apreciar a vitamina no seu lanche.

domingo, 21 de março de 2010

Dicas para Carnes a Milanesa

Já perceberam como, apesar de aparentemente simples, é complicado fazer uma carne (bife, frango, peixe) a milanesa sem ele ficar com a aparência feia ou ficar com a milanesa totalmente presa na carne, sem ficar metade dela na frigideira?

Bem, aqui temos dois pontos. O modo de se fazer a milanesa e o modo de se fritar a carne.

Para se fazer a milanesa, deve-se usar apenas dois ingredientes: ovo e farinha (para a milanesa mesmo, use farinha de rosca). A ordem sempre deve ser, a carne primeiro no ovo e depois na farinha, afinal a função do ovo é justamente fazer com que farinha e carne se unam. Se puser farinha antes, ou seja, farinha, ovo e farinha, vai ser criada uma camada de farinha entre a carne e o ovo, fazendo com que a milanesa fique solta na carne.

Para se fritar a carne. Infelizmente, a carne deve ser frita com bastante óleo, para o óleo cobrir completamente a carne, pois, na milanesa, não se deve virar o filé para fritar dos dois lados, pois, ao virar, metade da milanesa vai ficar na frigideira. É por esta razão que a milanesa dos "fast foods" ficam boas, pois são fritas em bastante óleo e em óleo bem quente.

Bem, é isto aí, espero poder ter ajudado na árdua luta de se fazer um bom filé a milanesa (com a milanesa ainda no filé na hora de ir ao prato).