sábado, 9 de janeiro de 2010

Batata Suiça da Ire


Excelente receita da Ire, uma iniciante especialista na cozinha!!!

Receita para 2 pessoas
Ingredientes para batata:
- 2 batatas medias/grandes
- 2 colheres de sopa de margarina sem sal
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- sal a gosto

Ingredientes para recheio
- 3 a 4 fatias de peito de peru bem picadas
- 1 colher de sopa bem cheia de requeijão ou catupiry
- 1 cebola pequena picada
- 3 dentes de alho picado
- 1 colher de sopa de azeita extra virgem
- sal a gosto

Modo de preparo:
- cozinhe a batata por aproximadamente 15 minutos após começar a ferver (cuidado para a batata não ficar muito mole, ela deve ficar consistente para poder ralar)
- passe em agua fria e descasque. Após esfriar, rale na parte mais grossa do ralador.
- coloque metade da porção de batatas em uma tigela misturando com 1 colher de margarina previamente derretida e 1 colher de queijo ralado. Misture bem.
- unte uma frigideira com azeite e coloque a mistura em fogo médio até dourar.
- acrescente o recheio.

(Modo de preparo do recheio
- refoque a cebola e o alho com o sal
- acrescente o peito de peru picado e mexa bem
- desligue o fogo e acrescente o requeijão ou catupiry)

- em outra frigideira, derreta 1 colher de margarina com 1 colher de queijo ralado e a outra parte da mistura de batata
- coloque a outra parte da mistura de batata sobre o recheio e vire com ajuda da outra frigideira
- mantenha no fogo até dourar.

A batata pode ser feita também com outros recheios:
- bolonhesa
- calabresa
- 4 queijos
- brocolis com tomate seco
- etc...

Costelinha Suína na Pinga



Esta é uma receita do Senhor Tarifa, um especialista em costelinha de porco grelhada na churrasqueira. Depois de muita insistência, consegui que ele fizesse uma para o blog (e é claro que tive que comer também....)
Ingredientes (para 4 pessoas)
2 kg de Ripa de Costela Suína (as melhores são das marcas Aurora e Nobre. Devem ser bem retas e finas, para ficar melhor no espeto, no máximo com 10cm de largura).
Pinga para tempero. Não precisa ser boa, como é só para tempero, pode ser usada qualquer uma - ele usa uma que custa R$ 2,00 o litro (menos de 1 Euro). Não foi tentado ainda um outro tipo de aguardente, mas pode ser que dê certo.
Farinha de Mandioca Branca.

Modo de Fazer:
1. Passar a pinga a vontade na costela.
2. Colocar sal grosso na parte de cima da costela (parte da carne).
3. Colocar a costela no espeto duplo (ou em uma grelha para assar peixe) em fogo alto, com a parte do osso para baixo.
4. Quando o osso estiver com cor de assado, tirar a costela do fogo, bater o sal, passar bastante pinga e esfregar farinha de mandioca branca dos dois lados (neste ponto a carne ainda estará crua).
5. Colocar a carne novamente no fogo, desta vez com a parte do osso para cima. Cuidado para não deixar a farinha queimar.
6. Virar de tempos em tempos até os dois lados da carne estarem com aspecto crocante. Neste ponto, a farinha de mandioca estará com aspecto da farinha de mandioca torrada (se usar a farinha de mandioca já torrada no preparo, ela queima e não fica boa).

Servir com Limão

Obs: o tempo total de preparo é de, aproximadamente, 1 hora e meia.

Azeite Temperado - manjericão



Dando continuidade aos azeites, este com manjericão é o mais simples de todos. O que existe no mercado usa majericão moído, mas é possível fazer com manjericão em ramo também.
Este eu usei em ramos. Se for usar manjericão moído, use azeite extra virgem e uma parte de manjericão a cada 5 partes de azeite.
Se for usar em ramos, coloque um ramo de manjericão no vidro e complete com azeite. Você irá perceber que o manjericão irá se manter conservado no azeite.
Deve-se deixar curtindo também por uma semana a dez dias. Fica muito bom para ser usado em massa, principalmente em macarrão e também em saladas.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Azeite Temperado - Alho

Continuando a série sobre os azeites, segue aqui o segundo azeite temperado, o que mais gosto.
Ingredientes:
Azeite extra virgem
Alho

Modo de fazer
Corte o alho em rodelas finas e frite (não coloque alho cru no azeite, apesar de ficar bom também, não é muito saudável, pois o óleo, em contato com o alho cru por semanas pode favorecer o crescimento de bactérias).
Coloque no azeite na proporção de 1 parte de alho a cada 5 ou 6 de azeite (proporção também de volume, não peso).
Deixe curtindo por, no mínimo, 1 semana a 10 dias.
Obs: se algum pedaço de alho ficar boiando no azeite, não se desespere, isso é normal pois o alho frito e o azeite possuem densidades muito parecidas, então não é estranho se alguns pedaços simplesmente não afundarem.

Uso este azeite para temperar qualquer coisa, principalmente massa (pizza e macarrão). Para usar na salada, pelo gosto acentuado do alho, pode não ser agradável para todos os gostos, pois poderá tirar um pouco o gosto das verduras e legumes.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Azeite Temperado - Azeitonas

Uma vez lendo o livro O que Einstein disse a seu cozinheiro (Robert L. Wolke), aliás, um livro maravilhoso, comecei a perceber algumas coisas. No livro ele conta sobre os sais temperados, que contém uma quantidade absurda de sal normal e uma pequena quantidade de tempero e que, se você seguir a quantidade que está no rótulo, consegue fazer um sal temperado caseiro de mesmo gosto e pagando muito menos.
Bem, o que isso tem a ver com o post de azeite? Simples, resolvi testar com os azeites temperados (bem mais caros do que o azeite comum). Estava em um bom mercado em São Paulo e vi 4 azeites temperados de uma marca muito boa por sinal (vou omitir os nomes por questão de direitos autorais). Os azeites eram temperados um com alho, outro com azeitona preta, outro com manjericão e um com shoyo e gengibre. Peguei os 4 e comparei a composição com um azeite normal, da mesma marca. E olha o que encontrei: a composição do azeite temperado com azeitonas era a mesma do azeite normal, com a diferença que havia "azeitonas" (sobre os outros 3 falo nos outros posts).
Resolvi então testar em casa.
Aqui vai a receita:
Ingredientes:
Azeite extra virgem
Azeitonas pretas moídas sem caroço

Modo de fazer:
Coloque azeitonas em um processador e pique bem.
Jogue dentro do azeite
Feche e deixe curtindo por, no mínimo, 10 dias.

Proporção: mais ou menos 1 parte de azeitonas para 5 de azeite (em volume, não em peso). Ou seja, divida um pote em 6 partes. Coloque uma das partes de azeitona e as outras 5 de azeite.
Fica uma delícia. Ah, fica ótimo para temperar saladas.