domingo, 4 de julho de 2010

Conchas de Batatas


Esta é uma receita extraída de um livro de Marshall Cavendish - 100 Great Potato Recipes (sem tradução em português) com 100 receitas de batata.
A tradução do título da receita - Crunch Potato Skins - fica estranha para o português (Pele de batata triturada ou crocante). Então, minha esposa sugeriu o nome Conchas de Batatas.
Esta receita é um misto de batata assada com batata frita, ficando, ao final, uma batata frita por fora e assada por dentro.

Ingredientes - para 4 pessoas
4 batatas grandes
1 lata de creme de leite (200 a 250 gr)
1 maço de cebolinha picada
Sal e pimenta preta moída a gosto.

Modo de Fazer:
Fure as batatas com um garfo, o máximo que conseguir (é bem chato de furar, cansa um pouco, mas vale a pena).
Coloque-as para assar em forno médio (200 a 220 graus) em um refratário untado com azeite por 60 a 90 minutos (virando as batatas na metade do tempo para ficar homogêneo).
Neste tempo, faça o creme que vai por cima da seguinte maneira: em um recipiente coloque o creme de leite, praticamente toda a cebolinha (deixe um pouco para polvilhar no final), sal e pimenta a gosto e leve à geladeira para resfriar.
Quando a batata estiver assada, deixe-a esfriando por cerca de 15 a 20 minutos.
Corte as batatas ao meio e depois ao meio de novo, fazendo como se fossem 4 barquinhas por batata. Tire um pouco da batata com uma colher para fazer realmente o formato de uma concha e reserve também a batata retirada.
Tempere com sal e pimenta (eu polvilhei o sal e a pimenta por cima).
Frite em óleo bem quente (aqui, frita-se como batata frita, com óleo bem quente e em grande quantidade, para não precisar mexer) por cerca de 5 minutos.
Retire e escorra bem a gordura.
Coloque o creme feito anteriormente por cima e polvilhe a cebolinha.

Fica ótimo com frango (pode até substituir o arroz) e uma salada verde. E um detalhe, a casca dela pode ser comida também, não precisa tirar.

Obs: as fotos ficaram com uma qualidade ruim, pois eu só tinha à mão o telefone celular para tirar a foto.