terça-feira, 25 de outubro de 2011

Carré de Carneiro na grelha

Esta receita de carré de cordeiro (carneiro ou ovelha, dependendo de onde és) foi feita para o aniversário de minha esposa. É relativamente simples e, infelizmente, esqueci de tirar foto.

Ingredientes para 2 pessoas:
600 gr de carré (dá mais ou menos 5 ossinhos)
01 a 02 copos de vinho branco seco
05 folhas de manjericão roxo
05 folhas de hortelã
01 limão
sal grosso e folhas de alecrim

Modo de fazer:
Tempere a carne com o limão. Depois de uns 5 min, jogue a carne no vinho junto com o manjericão e a hortelã (é bom as folhas estarem rasgadas, para fluir melhor o aroma). Feche o recipiente com filme plástico, papel alumínio ou algo parecido e deixe descansando na geladeira por 02 a 03 horas. Se o vinho não cobrir toda a carne, a cada meia hora vá virando a carne para o vinho penetrar melhor.
Depois, tempere com o sal grosso e jogue umas folhinhas de alecrim em cima. Você pode fazer o sal grosso já temperado, jogando bastante alecrim dentro do recipiente do sal e guardando assim. O sal vai naturalmente pegar o gosto do alecrim.
Leve para a churrasqueira, bata o sal e deixe a, mais ou menos 25 a 30 cm da brasa, não deixando o fogo em labareda. Eu deixei 20 min com o osso para baixo, mais uns 20 min com o osso para cima, queimando a gordura (aqui cuidado para o fogo não ficar muito forte, pois o óleo da gordura cai na brasa) e depois mais 5 min de cada lado para ficar com uma cor bonita.

Sirva com um arroz, maionese e uma salada de tomate e cebola. Fica um espetáculo.