sábado, 4 de dezembro de 2010

Molho de Alho com Azeite da D. Eliane


No final de semana passado fui a uma fazenda de uns amigos na cidade de Pinhão, Estado do Paraná (não sabe onde fica? Veja aqui no mapa - http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-br&lr=&rlz=1B3GGLL_pt-BRBR374BR375&q=mapa%20pinh%C3%A3o%20PR&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl) e lá estava a Dona Eliane, uma cozinheira de mão cheia que me ensinou a fazer este molho de azeite de oliva com alho.
Comemos com carneiro (ou cordeiro, depende de onde você mora) e suíno (ou porco, também depende de onde mora). Entretanto, usei com salmão e também ficou bom. Penso que com carne forte (vermelha ou peixe com característica forte, como salmão ou atum) fica muito bom e é fácil fazer.
Basta picar o alho pequeno. Não é triturar e nem moer, é picar mesmo. Quanto mais na hora de servir, melhor. Corte o suficiente para cobrir o pote para molho que estiver usando. Jogue azeite por cima, de modo que fique um dedo de azeite acima do alho (mais ou menos 4 a 5 cm). Jogue uma pitada de sal e mexa para pegar o gosto.
Quando o azeite for acabando, não é preciso repor o alho, basta colocar mais azeite e sal. Só reponha o alho se o pessoal começar a comer o alho, de tão bom que fica.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Frango Assado com Batatas, Pimentão e Cebolas


Depois de um mês de novembro sem receitas devido a constantes viagens, nesta terça-feira minha esposa pediu para eu fazer um frango assado. Entretanto, ela queria um frango assado com legumes também, pois ela diz que minhas receitas são carnívoras demais. Além disso ela queria um prato bonito para se ver. Bem, topei o desafio e resolvi montar um frango com batatas. Bem, podemos dizer que o frango foi aceito...
Aqui vai a receita para 04 pessoas:
01 kg de coxinhas da asa
01 pimentão vermelho em rodelas
06 dentes de alho inteiros e com casca
01 cebola em rodelas
02 colheres de sopa de gengibre
01 pacote de creme de cebola
02 ramos de alecrim
02 a 03 batatas cortadas em pedaços grandes
Sal e pimenta branca a gosto.

Modo de Fazer
Tempere o frango com o creme de cebola, sal, pimenta e o alecrim (com o ramo, sem despedaçar as folhinhas). Deixe no tempero por 2 horas. Vai ficar como uma pasta, devido ao creme de cebola, mas é normal. Outra coisa, coloque menos sal do que se fosse temperar de maneira normal, pois o creme de cebola já possui um pouco de sal.
Cozinhe as batatas, sem tempero algum na água fervendo. Quando a água ferver, jogue as batatas e deixe cozinhando por apenas 5 minutos e tire (ela vai estar dura, é normal).
Coloque o frango, as batatas e o alho com casca e tudo em um refratário. No alho, só corte aquela crosta que liga o alho à cabeça. Deixe assando por 40 min em fogo médio (200 a 220 graus).
Quando der os 40 min, vire o frango e coloque o pimentão e a cebola por cima. Asse mais 40 a 50 min em fogo médio e sirva.