sexta-feira, 15 de abril de 2011

Alho Assado


Este é um excelente e super fácil acompanhamento para churrasco.
Sim, alho assado. O procedimento é absurdamente simples.
Pega-se uma cabeça de alho inteira, sem descascar sem nada, como veio do mercado.
Coloque numa grelha na churrasqueira, deve ficar meio alto (35 a 40cm do braseiro).
Depois de 20 min, vire-a de ponta cabeça. Com mais 20 min e os alhos estão assados. Para ver se estão mesmo assados, basta pressionar o alho com o dedo. Se estiver duro, falta fogo, se estiverem moles, é que estão assados.
Depois, descasque o alho e coma com a carne. Na foto, está com cebola assada, cujo modo de fazer é praticamente o mesmo. Simples assim.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Batatas Amassadas ou Hamburguer de Batata



Esta é uma receita deliciosa de batatas que é uma adaptação de uma receita do programa Diário de Olivier e é adaptada pela simples razão que não anotei na hora que o programa estava passando, então na hora de fazer, acabou saindo do meu jeito. No programa o prato era batata assada, mas, quando eu fiz, achei que ficou parecido com um hamburguer, então chamei de hamburguer de batata.
A batata não fica maravilhosa no prato, justamente por ser amassada, mas podem acreditar que fica bem gostosa e é super fácil de fazer.

Ingredientes para 01 pessoa
01 batata média
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer
Cozinhe a batata sem tempero algum até ficar no ponto para se fazer assada. Para saber o ponto, basta enfiar um garfo na batata. O garfo tem que entrar facilmente. Se começar a querer quebrar a batata, indica que ela está ficando cozida demais.
Amasse a batata, como se fôssemos prensá-la para fazer um hamburguer. Pode-se fazer com dois pratos ou duas tábuas de carne. Eu usei duas tábuas, coloquei a batata em uma e com a outra, pressionei com a mão, para ficar como um hamburguer de batata.
Tempere dos dois lados com sal e pimenta. Aqui, um cuidado relevante. Ao virar a batata, vire com uma escumadeira, pois, como ela vai estar cozida, pode se desmanchar.
Frite a batata com azeite ou manteiga (não igual batata frita, mas sim como se fosse um bife acebolado) virando dos dois lados, e aqui, de novo, cuidado na hora de virar para ela não se desmanchar muito (um pouco sempre desmancha).
Fica delicioso como acompanhamento de carnes.