segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Batata Assada com Maçã

Depois de um longo tempo de ausência, voltei a cozinhar de maneira mais rotineira e, com isso, novas receitas devem surgir.
Esta receita nasceu da necessidade. Minha cunhada Alessandra está com mil e uma restrições alimentares e não pode comer gordura, carne vermelha, tomate, fritura, pimenta e outras coisinhas mais (justamente o que mais gosto de fazer). Então cacei em um livro que tenho em casa (100 receitas com batatas - livro em inglês) e resolvi pegar uma receita e adaptar.
A princípio, não sou muito fã de misturar doce e salgado, mas resolvi experimentar esta e, por incrível que pareça, ficou muito boa.

Seguem os ingredientes (para 4 pessoas)
02 batatas grandes ou 03 batatas médias
02 maçãs gala (o livro falava só maçã e eu resolvi usar a gala. Creio que com as outras dá certo também)
01 cebola
06 dentes de alho
08 folhas de sálvia.

Modo de fazer:
Fure as batatas com um garfo ou palitos até sair um pouco do sumo. Asse em forno médio por 1,5 horas, virando na metade do tempo. Pode untar o refratário para não grudar. Não se deve colocar tempero nenhum aqui.
Quando as batatas estiverem assadas, corte-as ao meio e retire a batata, até que a casca, junto com um pouco da batata, forme uma concha, que será utilizada posteriormente. Reserve.
Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho bem picados. Quando estiverem refogados, acrescente a maçã cortada em cubos e deixe por uns 5 a 10 minutos, até a maçã amolecer.
Junte o conteúdo da frigideira com a batata já reservada. Adicione as folhas de sálvia bem picadas e tempere com sal (creio que se colocar um pouco de pimenta do reino ficará muito bom também). Mexa bem até ficar como um purê.
Volte este purê para dentro das batatas e leve ao forno médio por mais 15 minutos.

Fica ideal como acompanhamento em substituição ao arroz.