domingo, 8 de maio de 2011

Frango crocante com coentro

Esta é uma receita adaptada do livro do Jamie Oliver - "Jamie's 30 minute meals". Como eu não tinha vários ingredientes, eu e minha esposa adaptamos o prato e o resultado foi fantástico.

Ingredientes para 2 pessoas
3 sobrecoxas com osso e com pele
sal e pimenta preta a gosto

Molho
1/2 maço de coentro
4 dentes de alho
suco de 1 laranja lima
200 ml de leite de coco
shoyu
azeite
300 ml de caldo de galinha

Este prato tem que ser feito de forma conjunta, pois uma parte do molho vai para o frango.
Tempere o frango com sal e pimenta e leve em uma frigideira com um pouco de azeite ou óleo (como se fosse fritar bife) primeiro com a pele para baixo. Vá virando a cada 2 ou 3 minutos para não grudar. Deixe por 15 a 20 min.
Esquente uma panela pequena e pressione o frango já bem dourado. O frango deve estar ainda na frigideira com o óleo e você vai meio que amassar o frango com o fundo da panela quente. Isto deixará o frango mais crocante.
Tire o frango da frigideira, tire todo o óleo dela e reserve.

Pique o coentro e o alho em um processador. Junte ao suco de laranja lima e azeite. Mexa até ficar uma pasta. Pegue 2 colheres de sopa desta pasta e coloque no frango e deixe esfriar.
Coloque o resto da pasta, mais o caldo de galinha, o leite de coco e um pouco de shoyu em uma panela (pode ser a mesma que usou para pressionar o frango) e leve ao fogo até ferver. Se precisar, acrescente sal a gosto.
Volte o frango com a pasta do molho na frigideira com um fio de azeite, tampe e deixe no fogo baixo. Quando o molho ferver, desligue o frango e sirva com uma salada de repolho com escarolas temperada com uma parte do suco da laranja lima, sal, azeite, pimenta e gengibre a gosto.