domingo, 20 de junho de 2010

Tainha Recheada

Esta é uma receita típica de Santa Catarina e que me aventurei a fazer. A tainha até que não é difícil, mas o recheio eu não tinha a mínima idéia de como fazer. Em virtude disto, perguntei para um especialista, ou seja, o funcionário da peixaria. Ele me deu umas dicas e resolvi encarar e fazer. Quando ficou pronta e fomos comer, surpresa... ficou uma delícia.
Infelizmente não lembramos de tirar foto, mas, mesmo assim, segue a receita.

Ingredientes (4 pessoas)
1 tainha espalmada de, mais ou menos, 1,2 a 1,5 kg
1 pacote de ova da tainha (Em cada tainha há dois pacotes de ova, então corta uma fina membrana que liga as duas e, se possível, deve-se tirar uma veia grossa que passa por cima da ova).
Suco de 1 limão
1 cebola picada
1 pimentão (usei o verde, mas acho que fica melhor com o vermelho)
50 gramas de bacon picados em cubos
6 dentes de alho picados
1 xícara de chá de farofa de milho
Sal, pimenta e alecrim a gosto

Modo de fazer.
Como o recheio deve ser feito separadamente, para ir ao forno com ele pronto, vou por o modo de fazer em ordem cronológica, para ficar mais fácil.
Tempere a tainha com sal, pimenta, o suco de um limão e cubra a tainha com alecrim. Deixe no tempero por 02 horas. Enquanto isto, vá fazendo o recheio (entre picar e fazer, leva uns 30 a 40 minutos).
Para o recheio.
Cozinhe a ova de tainha na água fervendo por 10 minutos (totalmente sem tempero) e reserve.
Frite o bacon picado e, logo depois, jogue a cebola e o alho.
Deixe dourar bem. Enquanto isto, pegue a ova e corte em pequenas rodelas (a ova em si fica meio uma farinha, então, se for desfarelando enquanto corte, não tem problema, não se desespere). Jogue a ova na frigideira com o bacon, cebola e alho e mexa bem. A ova vai se desfarelar por completo e já vai ficar com um aspecto de farofa.
Acrescente pimentão e jogue mais uma pitada de sal e pimenta.
Jogue depois a farofa e mexa bem, para não empelotar. Se quiser, jogue um pouco de azeite por cima, para a farofa ficar mais molhada.
Quando der as duas horas do peixe no tempero, retire o alecrim e recheie o peixe com a farofa e feche o peito. Coloque em um refratário pequeno (untado com azeite), para a tainha ficar bem justa dentro, ou arrume outro jeito de fechar o peixe para o recheio não "vazar" enquanto assa.
Coloque a tainha com papel alumínio no forno alto (280 graus) por 30 minutos e depois no forno médio (220 a 240 graus) por mais 30 minutos, agora sem o papel alumínio.
Depois disso, é só servir, com arroz e uma salada bem apetitosa.