sábado, 2 de abril de 2011

Churrasco de Bife de Chorizo

Infelizmente, a nossa receita de hoje não tem foto. Simplesmente, quando me lembrei da foto para o blog eu já estava no final da refeição.
Antes de entrar na receita, algumas considerações preliminares.
O chorizo é o nosso contra-filé? Em termos. Na verdade, o contra-filé é uma peça grande, onde em uma ponta há o chamado contra-filé da costela, entrecote ou bife ancho. O chorizo é a outra ponta do contra-filé. Entretanto, o final da peça é muito fibroso, então não vai ficar muito bom. O ideal é tirar uns 5 dedos de carne da ponta (use este pedaço para fazer um bife acebolado, por exemplo, fica muito bom) e aí sim usar o restante para o churrasco.
Somos mais acostumados com churrasco de picanha, onde assamos a peça inteira ou então em bifes de médio para fino. Se fizermos isto com o chorizo, não dá certo. O bife de chorizo deve ser cortado em filé alto, de mais ou menos 2,5 a 3 dedos de espessura. Em média, cada bife vai ficar pesando entre 300 e 450gr, ou seja, é a receita ideal para uma pessoa.
O tempero é como um churrasco normal, ou seja, sal grosso nos dois lados e só. Pode usar sal grosso temperado também, vai de cada um. E aqui, é como em outros churrascos, deve-se bater a carne antes dela ir para o fogo para tirar o excesso de sal.
Para assar, usa-se uma grelha, visto que a carne estará em bife. O segredo é não jogar enquanto o fogo está com chama alta. Deixe o fogo descansar e virar uma espécie de braseiro. O bife argentino é deixado com a grelha a uns 25 cm do braseiro, com 8 min de cada lado, virando uma vez só. Entretanto, fica bem mal passado no meio, não é muito do nosso gosto. Eu deixei mais alto, uns 35 cm do braseiro e deixei 15 a 20 min de cada lado.
Não se deve ficar virando a carne, o ideal é fazer de um lado, depois do outro e pronto. Uma dica é não cortar a carne logo depois de pronta. Deixe descansar em uma tábua por dois minutos, para que o sumo da carne volte a ficar diluído na carne e não concentrada no meio (para quem quiser saber mais, há uma Lei da Física chamada Lei dos Vasos Comunicantes ou Lei de Stevin que explica isto).
Para comer, pode-se cortar como aperitivo, como fazemos em um churrasco de picanha ou, do jeito que eu mais gosto, servir o bife mesmo, acompanhado de arroz branco e uma boa salada. Neste caso, não fica um churrasco clássico, mas um belo prato de filé.