segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Peixe assado na churrasqueira com vinagrete

Esta é uma receita de peixe assado muito fácil de se fazer e fica um espetáculo. É possível fazer com qualquer tipo de peixe que se possa rechear (fiz com peixe Galo, mas pode ser usado outro peixe).

Ingredientes
01 peixe inteiro limpo e aberto para recheio com escamas (peça para o peixeiro fazer, é muito ruim de se fazer em casa) - mais ou menos 500 gramas por pessoa (parece muito, mas temos que descontar o rabo, cabeça, escamas e espinhos) - usei para a receita um de 2,5 kg.
Limão
Sal
Pimenta branca
Açafrão (cúrcuma)
02 tomates
01 cebola
08 dentes de alho
Azeite
Manteiga

Modo de fazer
Tempere o peixe com limão (bastante) e deixe na geladeira por cerca de 1 hora
Enquanto o peixe está na geladeira, faça o vinagrete, cortando o tomate e a cebola em cubos pequenos e o alho em pedaços pequenos. Tempere com sal e regue com azeite até ficar bem molhado.
Tempere o peixe com sal, pimenta branca e açafrão até o peixe ficar com aparência amarelada (devido ao açafrão) e recheie com o vinagrete.
Coloque junto pedaços finos de manteiga (usei meio tablete) e feche o peixe
Amarre o peixe se necessário para o recheio não vazar (no meu caso não precisou).
Leve ao fogo da churrasqueira com o peixe a 30 ou 40cm do braseiro e deixe por 1,5 hora, ou até a parte de cima do peixe ficar de morna para quente (para testar, puxe a pele da parte de cima do peixe, ela deve começar a soltar a carne).
Vire o peixe e deixe dourar (a parte de baixo vai estar bem tostada, quase queimada, não se preocupe, a escama serve para esta proteção) por cerca de 15 a 20 min (nesta hora, pode deixar a cerca de 20 cm do braseiro).

Sirva com arroz branco e tempere com limão quando terminar também.