domingo, 21 de agosto de 2011

Knödel Tirolês

Esta receita deliciosa eu comi quando fui para Treze Tílias, uma cidade charmosíssima do interior de Santa Catarina, de colonização austríaca.
O termo knödel significa torta em alemão, mas é como se fosse uma massa de torta redonda, como uma bola de sinuca, em forma de sopa. É servida como entrada e, como toda sopa, é ideal para dias mais frios. Como a massa é feita com as mãos, é ideal para fazer com crianças (elas adoram ajudar na cozinha) e não é muito prático para fazer só para duas pessoas. Normalmente é servido com uma bola por pessoa.

Ingredientes para 10 bolas:
07 pães franceses secos (com casca e tudo) cortados em quadrados ou pedaços grandes
80 gramas de bacon cortado em cubos
250 gramas de lombo defumado cortado em cubos
1 maço de cheiro verde picados
04 ovos
01 copo grande (370 a 400 ml) de leite
10 colheres de farinha de trigo.

Modo de fazer
Doure o bacon e o lombo na manteiga e, quando estiverem quase prontos, jogue o cheiro verde.
Bata no liquidificador os ovos e o leite.
Misture tudo (pães, o que foi dourado, o que foi batido e a farinha) em uma forma e amasse tudo com as mãos até dar liga (aqui que entra a parte de fazer com crianças). Não se preocupe com a casca do pão francês, amasse tudo até formar uma grande massa.
Faça bolas, do tamanho de bolas de sinuca ou um pouco maior.
Coloque em água fervendo com sal e caldo de carne (usei 3 tabletes, mas pode fazer o caldo mesmo) por vinte minutos a meia hora e sirva com a própria água do cozimento como caldo. Pode colocar um pouco de salsinha no prato também.
O prato fica mais ou menos assim:

O prato é ideal para ser servido antes de um prato a base de carnes ou outro prato mais forte. Onde eu comi, veio antes de um bom goulash austríaco, cuja receita a dona do restaurante me forneceu e virá para o blog em breve.