domingo, 16 de março de 2014

Filé Mignon com ervas

Esta receita é adaptada de forma livre de um livro de receitas de Jamie Oliver (adaptação livre, pois não gostei do ponto do filé dele, nem de alguns ingredientes). É um filé com ervas e molho que fica fantástico.

Ingredientes (para 02 pessoas)
350 gramas de filé mignon cortados em 3 bifes
1/2 maço de alecrim
1/2 maço de sálvia
1/2 maço de tomilho
1/2 cebola roxa
6 cogumelos
1 copo de vinho tinto
300 ml de caldo de galinha
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer
Pegue o alecrim, sálvia e o tomilho e pique bem. Junte com sal e pimenta e utilize esta mistura para temperar a carne (passe a carne dos dois lados nesta mistura)
Em uma frigideira com azeite, sele a carne em todos os lados, não deixando nenhuma parte vermelha.
Quando estiver quase selado, coloque a cebola roxa cortada em fatias extremamente finas (quanto mais fina melhor) e os cogumelos na panela do bife.
Em um refratário, jogue o vinho e o caldo de galinha, mexendo bem, até ficar um caldo. Coloque os filés, com tudo o que estiver na frigideira no refratário e leve ao forno por 5 a 10 minutos em fogo médio a alto, para o molho penetrar na carne.

É ideal para um acompanhamento com batatas e uma salada leve (cenouras, alface etc).

Frango ao molho de pimenta (molho piri piri)

Esta receita foi adaptada de um livro do chef inglês Jamie Oliver (não tinha todos os ingredientes). É um prato super fácil de fazer, com um molho mais fácil ainda.

Ingredientes para duas pessoas:

Frango
02 sobrecoxas com osso e com pele
1/2 maço de tomilho fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pimenta vermelha sem semente

Molho
Suco de 1/2 limão
Raspas de casca de 1 limão
1/2 maço de manjericão fresco
2 colheres de sopa de molho inglês
4 colheres de vinagre de álcool (pode ser de vinho branco também)
1/2 cebola roxa cortada grosseiramente
3 dentes de alho
2 pimentas vermelhas sem semente
200 ml de água
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer
Molho
Junte todos os ingredientes no liquidificador (ou mixer) e bata temperando com sal e pimenta a gosto. O tempero fica picante, mas nada semelhante a comidas baianas ou mexicanas.
Reserve
Frango
Em uma tábua de carne, corte o tomilho bem pequeno e coloque sal e pimenta do reino a gosto. Passe o frango neste tempero, tanto o lado da pele, quanto o lado do osso.
Coloque em uma frigideira em fogo alto com azeite com a pele para baixo (se não gostar de pele, tire na hora de comer, não agora, pois a pele protegerá o frango). Quando a pele estiver bem dourada, passe para fogo médio e vire o frango. Adicione a pimenta cortada em tiras e vire o frango, mexendo a pimenta com o frango (para o frango pegar gosto da pimenta e para a pimenta amolecer).
Em um refratário, coloque o frango (com o azeite, pois o azeite irá untar o refratário) e depois o molho. Leve ao forno médio para alto e deixe por 10 minutos ou até o molho começar a reduzir pela fervura.

Fica ótimo com salada de folhas fortes (rúcula ou almeirão, por exemplo).

Espaguete a Carbonara

Receita clássica italiana que vi na TV (Kitchen Boss) e adaptei. A diferença para as receitas que vemos normalmente é que não vai creme de leite. Mas fica uma delícia.

Ingredientes para 02 pessoas
200 gramas de espaguete (ou qualquer outro macarrão longo)
50 gr de bacon em cubos
1 ovo
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer
Frite o bacon até ficar bem frito. Não jogue a gordura do bacon fora, vamos precisar depois.
Cozinhe o macarrão normalmente.
No recipiente onde vai servir o macarrão, bata o ovo com um garfo ou equipamento específico (sem separar a clara da gema). Tempere o ovo com sal (pouco, pois o bacon é salgado) e pimenta. Adicione o queijo e volte a mexer. Uma dica, o queijo não pode ser em maior quantidade do que o ovo.
Quando o macarrão ficar pronto, jogue no recipiente do ovo e mexa bem até que a mistura do ovo se incorpore ao macarrão.
Finalmente, jogue o bacon (com a gordura) no macarrão e mexa bem. Fica um espetáculo.