sábado, 23 de janeiro de 2010

Omelete de Frutos do Mar


Segue um omelete maravilhoso de autoria do meu pai, o Seu Scarpin.

Ingredientes para 4 pessoas
150 gr de camarão médio
150 gr de lula
150 gr de polvo
150 gr de marisco
um maço de cheiro verde
12 ovos

Modo de Fazer
Refogar os frutos do mar, começando pelo marisco, depois de 5 minutos a lula e o polvo, depois de 5 minutos o camarão. Tempere a gosto. Para esta receita foi usado sal e um tempero completo para peixe. Se não quiser usar tempero completo, pode usar sal, pimenta do reino e um pouco de açafrão. Deixe por 10 minutos todos eles. O processo de refogar deve ser feito em fogo médio para alto. Cuidado para não deixar juntar muita água.
Em seguida, em uma vasilha grande, misture os ovos, os frutos do mar e o cheiro verde, batendo até misturar bem.
Leve ao fogo em uma omeleteira. Quando notar que a parte de baixo já está frita, vire-o e faça o mesmo processo do outro lado.
Pode ser servido com arroz branco, acompanhado de espumante ou cerveja.

Sanduíche Frio de Atum

Aqui vai uma receita de sanduíche frio de atum. É super fácil fazer.
Ingredientes:
1 lata de atum em pedaços em conserva
Maionese (50% a mais do que o atum. Se o atum for de 100 gr, usar, aproximadamente, 150 gr de maionese).
1 dente de alho amassado
Cebolinha e salsinha
Cebola e tomate em rodelas finas

Coloque num recipiente o atum, a maionese, o alho, a cebolinha e a salsinha e mexa bem. Simples, está pronto.
Para a montagem do lanche, recomendo usar uma fatia de pão, o recheio, cebola e tomate, mais uma fatia de pão, novamente o recheio, cebola e tomate e uma terceira fatia de pão. Para quem não gosta do tomate sem tempero, pode usar uma pitada de sal no tomate (eu uso).
Sirva o lanche frio. Recomendo deixar o recheio na geladeira um tempo antes de servir, para ficar bem geladinho.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Como tirar a acidez da cebola

Muitas pessoas não gostam de comer cebola devido ao se sabor ácido (eu também não gosto da acidez da cebola). Entretanto, existem diversas maneiras de isso ser retirado.
Na verdade a acidez, assim como o lacrimejo dos olhos se dá pela presença de um ácido na cebola.
Uma das formas de se retirar isto é quando você a aquece em óleo (dourar). Isto faz com que ele suma. Por isso muita gente diz que gosta de cebola como tempero, mas não como salada.
Entretanto, se eu quiser uma cebola crua, numa salada, como fazer para não ficar ácida?
Uma das maneiras é colocar de molho em suco de limão. Porém, a cebola vai pegar o tempero do limão no gosto, embora realmente funcione.
De todas as formas que eu vi, a melhor para retirar a acidez sem por outro sabor é usando água. Isso mesmo, água. E esta é uma receita de minha esposa, a Nega....
A forma é simples. Depois de cortada a cebola ao seu gosto (pedaços, rodelas etc), coloque num pequeno recipiente com água. Leve ao forno micro-ondas por 30 segundos (ou coloque água quente esquentada no fogão). Retire a água e, imediatamente, coloque água fria (água normal da geladeira). Deixe uns 10 segundo e tire a água. Pronto, a acidez foi embora, devido ao choque térmico da variação brusca de temperatura da água.
Simples, não?

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Paleta de Cordeiro

Esta é uma receita de cordeiro que vi em um programa do Jamie Oliver (canal pago GNT). Entretanto, tive que adaptar, pois não anotei na hora e coloquei alguns toques pessoais também.
Esta receita tem alguns atrativos. Normalmente, ao se fazer um cordeiro, deve-se deixar a carne no tempero de um dia para o outro e nesta receita não. Nesta receita, ao contrário do que normalmente ocorre, a quantidade de tempero é bem pequena, não precisa usar vinho ou coisa do gênero.
Bem, vamos lá.
Ingredientes para 4 pessoas
1 paleta de cordeiro
Alecrim, alho, sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer:
Pegue a paleta e faça pequenos riscos na carne com a faca, para o tempero penetrar melhor na carne.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Em um refratário ou forma, coloque alho e alecrim, forrando o recipiente. Coloque a carne temperada em cima e novamente uma outra camada de alho e alecrim forrando a carne. O alho deve ser inteiro, com a casca. Só deve ser retirado aquele fundo duro do alho, o resto vai inteiro.
Envolva a carne (aqui pode se envolver só a carne, fazendo a base de alho e alecrim ou se envolver o recipiente inteiro). Deixe no forno a 180 graus por 4 horas.
Após as 4 horas, se quiser deixar mais alguns poucos minutos sem o papel alumínio para dourar, ok. Se não quiser, pode comer. A carne estará praticamente desmanchando de tão macia.
Obs: durante o tempo da carne no fogo, esqueça da carne. Vá assistir TV, limpar a casa, praticar esporte. A carne não deve ser virada ou aberta do papel alumínio.
Obs2: o alho é para ser comido. Se apertar o alho com os dedos a casca sai inteirinha. O alho fica simplesmente uma delícia.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Torta de Pão com Frango


Esta receita é inspirada em dois pratos: o primeiro é o sanduíche de forno (razoavelmente conhecido) e o segundo é a "delícia de frango" (este não muito conhecido, mas bastante apreciado em Blumenau, onde moro). Então uni os dois e acabei fazendo algo que chamei de Torta de Pão com Frango.

Ingredientes para 4 pessoas.
500 gr de filé de frango desfiado
Pão forma sem casca
Queijo mussarela
250 gr de requeijão
1/2 cebola grande picada
2 tomates grandes picados
1/2 maço de cheiro verde picado
1 lata de milho
sal, alho, mostarda, pimenta a gosto.

Modo de Fazer:
Refogue a cebole e o alho. Junte o frango desfiado temperado com sal e pimenta (o tempero é a gosto, coloco um pouco de curry também quando faço).
Quando o frango estiver pronto, jogue o milho, o tomate, um pouco de mostarda e o requeijão.
Assim que o requeijão dissolver, acrescente o cheiro verde. Deixe por mais 5 minutos no fogo baixo e reserve.
Em um refratário, unte com azeite ou manteiga e forre com uma camada de pão.
Em seguida, coloque uma camada do molho de frango já feito e reservado e uma camada de mussarela.
novamente uma camada de pão e assim sucessivamente até encher o refratário. Nunca, mas nunca termine com o pão, termine sempre com o queijo.
Levar em fogo médio por 20 minutos ou até o queijo gratinar.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Azeite Temperado - gengibre e shoyu


Finalmente, depois de um leve atraso, segue o último azeite temperado que fiz, o com gengibre e shoyu (ideal para temperar saladas).
O procedimento é mais ou menos o mesmo dos anteriores. Para o gengibre, usei o gengibre moído, pois se adaptou melhor à mistura.
O processo é simples: a cada 6 partes de azeire, uma de shoyu. Para o tanto de gengibre, usei o normal para se temperar um shoyu. Usei, aproximadamente, 1 colher de chá de gengibre moído para 1 xícara de chá de shoyu.

Deixe curtir por, no mínimo, 1 semana e estará pronto. Um detalhe, fica melhor se você agitar o azeite antes de usar, para que os componentes se misturem.