quarta-feira, 27 de março de 2013

Macarrão com couve flor

Esta é uma receita inspirada em uma receita do Jamie Oliver. Digo que é inspirada, pois quando eu assisti o programa pela TV eu não anotei a receita completa e fui fazendo conforme eu me lembrava.
É uma receita que agrada até quem não gosta muito de couve flor (eu), pois o gosto fica bem diluído e, ao final, não se consegue saber exatamente o gosto que tem. Também vai uma farofa de pão com bacon que deixa o prato melhor ainda.

Ingredientes para 04 pessoas:
8 fatias finas de bacon
4 fatias de pão caseiro amanhecido
4 dentes de alho triturados
Manjericão
250 gr de creme de leite fresco
1 cabeça de couve flor
400 gr de macarrão curto (talharim, pene, fusili etc)
Azeite
100 gr de queijo ralado (não aqueles de saquinho, queijo ralado mesmo, pode ser parmesão ou cheddar)

Modo de fazer:
Cozinhe o macarrão normalmente com sal, mas coloque a couve-flor junto. Ambos vão cozinhar na mesma água e não se preocupe, o tempo de cozimento dos dois é igual.
Enquanto o macarrão cozinha, vamos à farofa de pão.
Coloque as 8 fatias de bacon em um refratário e leve ao forno médio a alto por 5 a 10 min, até ficarem bem assados.
Coloque em um processador o pão, o bacon (não jogue a gordura do bacon fora, deixe no refratário), 2 dentes de alho triturados, o manjericão (só as folhas) e 2 a 3 colheres de sopa de azeite e triture até virar uma pasta.
Quando o macarrão estiver cozido, escorra a água, mas reserve 400 a 500 ml da água para uso futuro.
Coloque o macarrão e a couve-flor no refratário onde estava o bacon e amasse grosseiramente com uma colher de pau ou escumadeira ou qualquer coisa que dê o mesmo efeito.
Adicione a água reservada do cozimento, o queijo ralado, o creme de leite e 2 dentes de alho. Misture tudo. Não tem problema o macarrão quiser ficar boiando na água. O que não pode é o macarrão ficar 100% mergulhado na água.
Coloque a pasta triturada (a farofa) por cima do macarrão e leve ao forno médio a alto por 15 min, até o líquido ficar borbulhando.

Sirva com uma salada de folhas verdes. Fica maravilhoso.