quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Receita de Costela Assada com Bacon e Linguiça

Seguindo as receitas, vamos a uma receita de costela assada. Receita simples e extremamente saborosa. Esta receita dá para se fazer para quantas pessoas quiser, tudo vai depender do tamanho da sua forma.
Ingredientes:
Uma ripa de costela (este prato dá um osso por pessoa, então uma ripa com 6 ossinhos, dá, em tese, para 6 pessoas adultas).
Bacon, linguiça calabresa ou toscana, cebola, tomate, cenoura, batata, shoyu, folha de louro e alecrim (não vou dar as quantidades, vocês verão logo abaixo por que).
Modo de fazer:
Unte a forma ou refratário com azeite ou manteiga.
Coloque a costela temperada do seu modo preferido (eu uso essencialmente sal e uma pitada de pimenta do reino, mas pode se usar tempero completo também) no refratário com o osso para baixo.
Em cima da costela coloque, de modo a cobrir a carne, sem sobrar (pode até deixar um pouco de carne exposta), pela ordem: louro, alecrim, bacon, cebola (em rodela), tomate (em rodela) e a linguiça (em pedaços pequenos).
Regue com um pouco de shoyu (não encharque, pois, na hora de assar, vai soltar gordura e, tendo muito shoyu vai ficar cenoura e batata boiando).
Coloque batata em pedaço e cenoura em rodela (ambas cruas e a batata com um pouco de sal) ao redor da carne.
Cubra com papel alumínio.
Leve ao forno médio por 2 horas e meia.
Tire o papel alumínio e deixe mais uns 30 minutos para dourar.
Observações:
Esse tempo é para costela brasileira. Se for usar costela uruguaia (agora começando a chegar em mercados, principalmente no sul, devido ao dólar barato), não cubra com papel alumínio e diminua o tempo de forno pela metade.
Se for usar forno elétrico, os últimos 30 minutos devem ser no modo gratinar ou apenas com a parte de cima ligada (isso varia de forno para forno).
As folhas de louro e o alecrim devem ser retirados antes de comer.
Sugestão de acompanhamento: arroz e salada já basta. Para beber, uma cerveja mais encorpada, tipo ale ou escura (mas não tipo caracu ou malzbier, que são cervejas doces).
Olhem como fica o prato depois de pronto:

3 comentários:

  1. Jorge, eu não sabia desses seus "dotes"...vamos combinar um encontro de final de ano com a galera aí você prova que sabe fazer mesmo! O que acha??? A foto tá bonita, mas tô achando que tem o dedo da Marcia aí hehehe.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. na larica , eu comeria ela inteira e tomava dois litro de coca na hora!

    ResponderExcluir
  3. imnproviso, criatividade, isso é Brasil. Valeu pela dica....

    ResponderExcluir