sexta-feira, 12 de março de 2010

Costelinha de porco assada

Esta é uma receita bem simples de costelinha de porco assada. Fica muito bom.

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 kg de costelinha de porco
1 cabeça de alho
8 a 10 ramos de alecrim
suco de 5 limões
sal, pimenta, tomilho e shoyu a gosto

Modo de fazer

Tempere a carne com o limão, sal, pimenta, tomilho e o shoyu. coloque esta mistura de modo que quase cubra a carne e deixe o osso para cima, para o tempero penetrar melhor a carne. Deixe descansando por cerca de duas horas.
Aqueça um refratário com azeite no forno por 10 minutos (pode ser no processo de aquecer o forno mesmo). Coloque o alho com casca (só tirando a parte onde o alho se prende à cabeça).
Coloque a carne com o osso para baixo, deixando o líquido da mistura de fora e reserve-o.
Passe manteiga em cima da carne, em uma quantidade até boa para a carne ficar mais dourada. De preferência utilize manteiga sem sal. Se usar manteiga com sal, coloque menos sal no tempero da carne.
Deixe em forno médio (220 graus) por cerca de 40 minutos. Aumente a potência do forno para dourar, por mais uns 20 minutos, ou até que a carne esteja boa. Muito cuidado, pois carne de porco mal passada pode trazer danos à saúde.
De tempos em tempo (a cada 10 minutos, em média), regue a carne com o líquido do tempero. Regue pouco, pois a carne não pode ficar nadando no tempero.

Fica muito bom, acompanhada de arroz e salada de tomate. Um detalhe, o alho deve ser comido, a casca vai praticamente sair e o alho fica uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário