sábado, 4 de dezembro de 2010

Molho de Alho com Azeite da D. Eliane


No final de semana passado fui a uma fazenda de uns amigos na cidade de Pinhão, Estado do Paraná (não sabe onde fica? Veja aqui no mapa - http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-br&lr=&rlz=1B3GGLL_pt-BRBR374BR375&q=mapa%20pinh%C3%A3o%20PR&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl) e lá estava a Dona Eliane, uma cozinheira de mão cheia que me ensinou a fazer este molho de azeite de oliva com alho.
Comemos com carneiro (ou cordeiro, depende de onde você mora) e suíno (ou porco, também depende de onde mora). Entretanto, usei com salmão e também ficou bom. Penso que com carne forte (vermelha ou peixe com característica forte, como salmão ou atum) fica muito bom e é fácil fazer.
Basta picar o alho pequeno. Não é triturar e nem moer, é picar mesmo. Quanto mais na hora de servir, melhor. Corte o suficiente para cobrir o pote para molho que estiver usando. Jogue azeite por cima, de modo que fique um dedo de azeite acima do alho (mais ou menos 4 a 5 cm). Jogue uma pitada de sal e mexa para pegar o gosto.
Quando o azeite for acabando, não é preciso repor o alho, basta colocar mais azeite e sal. Só reponha o alho se o pessoal começar a comer o alho, de tão bom que fica.

2 comentários:

  1. e não vai ao fogo, liquidificador? e os outros ingredientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai nem ao fogo, liquidificador e não tem outros ingredientes. Realmente é mais simples do que aparenta.

      Excluir