segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Macarrão com linguiça

Esta receita é bem fácil e prática de se fazer, mas requer alguns cuidados, pois molho com linguiça pode tanto ficar uma delícia quanto ficar uma droga, dependendo de como faz.

Ingredientes para 2 pessoas:
200 gr de espaguete grano duro
3 tomates picados (gosto mais do italiano, o molho fica mais vermelho)
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
150 a 200 gr de linguiça (pode ser qualquer uma, gosto mais daquelas fininhas para churrasco, ou calabresa).

Modo de fazer:
Aqui está o segredo. Normalmente, em um molho bolonhesa, por exemplo, começamos dourando a cebola e o alho e depois a carne. Se formos fazer isto aqui, não vai funcionar, pois a linguiça demora muito para fritar e, caso seja feito assim, a cebola e o alho vão queimar ou a linguiça vai ficar crua.
Portanto, eu frito a linguiça antes, mas com pouco óleo, o que te obriga a ficar mexendo sempre para não ficar frita de um lado e crua do outro. Quando ela estiver praticamente pronta, joga-se o alho e a cebola e doure. Até aqui, sem tempero algum, pois a linguiça já é temperada.
Depois, joga-se o tomate picado e tempera-se este molho com sal, pimenta branca e um pouco de coentro (coentro opcional, muita gente não gosta).
Se quiserem e eu faço isso, coloco uma pitada de catchup e uma de mostarda amarela (uma pitada = um apertão na bisnaga ou 1 colher de sopa). Caso o molho fique ácido demais, joga-se uma colher de chá de açúcar (não fica com gosto doce).
Quando o molho começar a virar água e o tomate ficar bem mole, desligue e jogue no macarrão cozido normalmente com água e sal.

4 comentários: