sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Harmonização de Cervejas

Vamos a alguns posts sobre algo que eu, particularmente, aprecio bastante que é cerveja. Muito se fala de harmonização de gastronomia e vinho, mas pouco se fala sobre harmonização de gastronomia e cerveja.
Vou usar como base uma das melhores cervejarias artesanais do Brasil, Eisenbahn, com sede em Blumenau (mas não mais blumenauense, agora adquirida pela Schincariol), com prêmios reconhecidos no exterior. O link com todas as dicas encontra-se em: http://www.eisenbahn.com.br/estacao/harmonizacao.php e http://www.eisenbahn.com.br/estacao/queijos.php.
Resumindo, o que sempre uso é o seguinte:
Se você é conhecedor de vinhos, pense em uma Ale escura como um vinho tinto e em uma Lager clara como um vinho branco. Pense em cervejas de alto amargor como vinhos bem ácidos ou com bastante taninos.
Em um "Beer Dinner" (jantar com cerveja), procure servir as cervejas e pratos mais leves primeiro, crescendo em peso e intensidade no decorrer da refeição, para que as mais encorpadas não façam com que as leves pareçam “aguadas”. O mesmo vale para cervejas secas (amargas) e doces. Comece pelas secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário