sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Qualidade cervejas nacionais

Muito se briga e se discute sobre a qualidade das cervejas nacionais, se é boa ou se não é boa, se tem ou não qualidade.
Temos que analisar, na verdade, dois pontos, a composição da cerveja e a temperatura que ela é ingerida.
Em relação à composição, a enorme maioria das cervejas comerciais é feita de malte, água, lúpulo e cereais não maltados (normalmente arroz ou trigo).  Existe uma Lei Alemã de Pureza de cerveja, de 1.516 (isso mesmo, quase 500 anos) onde diz que a composição de uma cerveja deve ser: "malte de cevada, lúpulo e água" (íntegra da lei disponível em http://www.eisenbahn.com.br/estacao/mundo_lei.php?rolagemIE=1). O que diferencia a cerveja comercial das cervejas que seguem a Lei de Pureza é justamente o cereal não maltado, um cereal usado para baratear a cerveja (uma cerveja que segue a Lei de Pureza não sai por menos de R$ 2,50 a long neck em supermercado).
Um outro item a ser considerado é a temperatura de consumo da cerveja. Uma cerveja Pilsen deve ser tomada nunca a menos de 2 graus Celsius positivos. Se isto é conhecido por muitos, por que recomendam que tomemos a cerveja estupidamente gelada? Ainda fazem propaganda da cerveja "gelaaaaadaaaa". Isto acontece, não porque no Brasil é muito quente (mesmo em dias quentes, tomar uma cerveja Pilsen de qualidade a 2 graus Celsius positivos mata a sede e refresca), mas sim porque a cerveja nacional é ruim e, os mestres cervejeiros sabem que em temperaturas muito baixas, há o congelamento das papilas gustativas, que são estruturas que ficam na língua que faz o reconhecimento do sabor de alimentos e bebidas. Quando você bebe uma cerveja muito gelada as papilas gustativas se fecham fazendo com que o sabor desapareça, ou seja, todas as cervejas ficam parecidas. Para maiores informações sobre as papilas gustativas, consultem http://www.infoterm.com.br/cerveja.asp ou http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos9.asp.
Entretanto, nem tudo está perdido. Há diversas cervejas premium e chopps muito bons, tais como Eisenbahn, Devassa, Baden Baden, Schornstein , Das Bier, Bierland etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário