quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Hackepeter


Hackepetter é um petisco alemão muito bom. Dizem que é derivado do Hamburguer, mas a história completa não consegui identificar. Na Alemanha é feito com carne de porco, mas, no Brasil, usa-se carne bovina.
Aqui vai a receita para umas 6 pessoas (fiz no carnaval para um monte de gente, então a quantidade de pessoas vai variar). Esta receita é em homenagem à D. Eliane e Seu Valdemar, Mannfred, Sueli, Mari, Aroldo, Léo, Camila, Rodolfo e Mariana. O Carnaval foi muito bom. Curtam este final de feriado.

Ingredientes:
500 gr de carne moída (patinho ou coxão mole). Pode ser moída uma ou duas vezes mas, nunca com os nervos.
1 maço de cebolinha e salsinha picadas
2 cebolas pequenas cortada em cubos miúdos
2 colheres de sopa de alcaparras picadas
2 gemas de ovo
1 dose de conhaque (como eu não estava com conhaque à mão, usei Vodka e ficou muito bom)
Sal, pimenta do reino, páprica doce ou picante (uso a picante), mostarda amarela e mostarda escura a gosto. Um detalhe sobre as mostardas. Acho a mostarda escura meio adocicada então uso uma parte de mostarda escura para duas partes de mostarda amarela.
Azeite extra virgem.

Modo de fazer
Misture a carne com todos os ingredientes, menos o ovo e o azeite. Depois de tudo misturado, misture o ovo também (para dar liga, não se preocupem, não fica com gosto nem com cheiro de ovo).
Coloque mais sal se necessário. Acrescente bastante azeite (mas sem deixar a carne banhada no azeite).
Sirva com pão.
Sobre o pão, o que é comum na região do Vale do Itajaí (Blumenau, Pomerode etc) é comer com pão preto. Entretanto, fica uma delícia com pão caseiro e torradas também. Entretanto, aqui vai mais uma adaptação. Como na praia acabei fazendo o prato meio sem aviso prévio, eu não tinha estes pães, então usei tortilla (aquela massinha para fazer comida mexicana), pão sírio e pão francês mesmo. Com a tortilla e o pão sírio ficou fantástico. Com o pão francês ficou menos bom, use em último caso.
Disponha em um prato ou travessa fina.

Bem, petisco simples e absurdamente fácil de fazer. Só uma observação. Se os seus convidados forem meio frescos para comida, não deixe eles verem você fazendo o prato, pois jogar a gema do ovo na carne dá uma aparência não muito boa na hora de fazer. Conte que vai ovo cru só quando todos tiverem elogiado seu prato.

Última lembrança, o Hackepeter é um petisco, nunca o prato principal.

2 comentários:

  1. Ai amigo! Acredito que seja um bom petisco, mas carne crua?....
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Já espreitei esta receita e....
    Passei, também para dizer que fiz uma receitinha de peixe com banana, inspirada na sua receita, mas com algumas diferenças. Ficou muito gustosa. Se tiver tempo faça uma visitinha:http://iguariascaseiras.blogspot.com/search/label/peixe
    Um abraço e
    uma boa semana

    ResponderExcluir