domingo, 17 de outubro de 2010

Paleta de Cordeiro com Shoyu


Esta é uma receita totalmente de criação minha, baseada em algumas que já comi e também meio do que eu chamo de "comida experimental", ou seja, experiência na cozinha mesmo. Bem, posso dizer que este experimento deu certo.

Ingredientes para 4 pessoas:
1,5 kg de paleta de cordeiro (peçam no açougue a menor que tiver, pois, normalmente, as paletas giram em torno de 2 kg).
6 dentes de alho picados ou amassados no pilão (não triturados).
2 colheres de sopa de gengibre em pó.
500ml de molho shoyu.
1 colher de chá de pimenta vermelha.
8 folhas de alfavaca rasgada em pedaços pequenos, a mão.
1 colher de chá de cominho.
sal a gosto (não muito, pois o shoyu já é salgado).

Modo de fazer:
Misture todos os temperos no shoyu, ficando um caldo. Tempere a carne com este caldo e leve para marinar na geladeira por cerca de 12 a 16 horas. Se o caldo não cobrir a carne inteira, é bom virar a carne para pegar tempero dos dois lados. Eu temperei a carne as 20hrs de sábado, a meia noite eu virei, deixei na geladeira, as 10 horas eu virei novamente e assei as 13hrs. Deixem mais tempo a parte do osso para cima, pois é onde há menos carne.
Leve ao forno médio (200 graus) por uma hora e meia, retirando o molho do tempero. A cada 40 minutos, regue a carne com o tempero, para não ressecar. Uma dica: quando der uma hora e 10 minutos, faça pequenos cortes na carne (para nao correr o risco de ficar mal passada) e jogue molho por cima, deixe mais 20 minutos e tire.
Acompanhamento ideal: cerveja, pois a carne fica bem forte. Como é tempo de oktoberfest aqui em Blumenau, estou fazendo pratos que harmonizem bem com cerveja.

Um comentário:

  1. Olha, está com uma cara ótima...deu água na boca aqui, adoro tudo o que é feito com shoyo, então vou experimentar essa receita. DEcidi começar a fazer gastronomia agora pelo IESB de BRAsília para me aperfeiçoa e especializar, recomendo a instituição...fiquei espantada com a qualidade que o curso oferece junto com um super suporte de estrutura e atenção. E espaços como estes so me motivam a ir cada vez mais de encontro ao sucesso...parabéns, mesmo por isso aqui. Dá gosto de ler.

    ABraços.

    ResponderExcluir