sábado, 7 de setembro de 2013

Moqueca Capixaba


Tenho visto inúmeras receitas de moqueca capixaba pela rede, cada uma se dizendo mais original e verdadeira do que a outra. Bem, vou colocar a minha, já avisando que não é original. Peguei receita de um restaurante em Vitória, alguns pitacos da internet e acrescentei uns toques meus, pois quando fiz da primeira vez, achei meio sem tempero.

Ingredientes (para 4 pessoas)
04 postas de um peixe firme. Fiz com cação, mas pode ser robalo ou namorado (dois peixeis mais tradicionais no ES)
02 cebolas médias
04 tomates médios bem maduros
01 pimentão vermelho
Açafrão (cúrcuma) a gosto
Colorau (urucum) a gosto
01 maço de coentro
01 maço de cebolinha
05 dentes de alho
Sal e limão a gosto.

Tempere o peixe com sal e limão e deixe descansando por 01 hora.
No liquidificador ou processador, bata uma cebola, o alho, meio maço de coentro e meio de cebolinha até virar uma pasta verde.
Coloque a pasta verde junto com o peixe já temperado com limão e sal e deixe descansando por mais 30 min.
Numa boa panela (de preferência de barro), coloque uma camada de tomates cortados em rodelas e cebola também cortada em rodela.
Coloque o peixe e depois mais uma camada de tomate em rodelas, cebola em rodela e o pimentão em rodela também e vá repetindo o processo até finalizar (não é bom colocar um peixe em cima do outro, mas se não tiver outra escolha, ok).
Acrescente a sobra do limão e temperos usados no peixe.
Ligue o fogo baixo e espere ferver. Não coloque água em hipótese alguma. O peixe e o tomate soltam água. Quando começar a criar molho, adicione o açafrão e o colorau.
Em aproximadamente 40 minutos estará pronto. Uma boa dica é, quando o molho cobrir a primeira camada de peixe, está pronto.
Na hora de servir, jogue o restante do coentro e da cebolinha picados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário