quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Pato Assado com Batatas


Esta é uma receita de pato assado não muito fácil, mas plenamente possível. Foi mais ou menos baseada numa receita do Jamie Oliver que encontrei buscando no google em inglês. Como comprei o pato já recheado, não vou colocar a receita do recheio, mas pode ser feita uma farofa (para uma receita de farofa para recheio, clique aqui).

Tempero
1/2 noz moscada ralada
Raspas de duas laranjas e um limão siciliano
Dois ramos de alecrim (só as folhas)
Sal e pimenta do reino

Passe isso no pato (por dentro também, se não estiver recheado) e deixe na geladeira de um dia para o outro

Para assar
Numa assadeira coloque 02 cebolas em rodelas bem grossas, 05 dentes de alho picados ao meio, 06 folhas de louro picadas e 1/2 maço de alho poro picados grosseiramente.
Coloque na primeira prateleira do forno e coloque o pato na segunda, para a gordura do pato cair nos legumes. Deixe por uma hora em forno a 180 graus.
Enquanto assada, corte 03 batatas medias em pedaços grandes (04 ou 06 pedaços por batata) e cozinhe por 10 minutos em água fervendo com sal.
Depois retirar os legumes e por uma forma fazia no lugar para colher a gordura.
Retire os legumes queimados e despeje o restante em uma panela. Cubra com água e ferva até quase secar.
Depois adicione um litro de água fervendo com caldo de galinha e ferver por meia hora e reserve.
Leve o pato para assar por mais 1,5 hora a 180 graus, em conjunto com as batatas cozidas (eu adiciono mais um pitada de sal e pimenta do reino na batata depois de cozida), regando o pato e a batata com a própria gordura ou com manteiga caso o pato não solte muita gordura. Nos últimos trinta minutos, regue com laranja (apenas o pato) para dar um toque final no prato.
Ao final coe o molho em uma peneira espremendo bem os legumes para sair bastante caldo. Leve novamente ao fogo para uma última fervura e sirva com o pato e as batatas.

Um comentário: