domingo, 16 de março de 2014

Frango ao molho de pimenta (molho piri piri)

Esta receita foi adaptada de um livro do chef inglês Jamie Oliver (não tinha todos os ingredientes). É um prato super fácil de fazer, com um molho mais fácil ainda.

Ingredientes para duas pessoas:

Frango
02 sobrecoxas com osso e com pele
1/2 maço de tomilho fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pimenta vermelha sem semente

Molho
Suco de 1/2 limão
Raspas de casca de 1 limão
1/2 maço de manjericão fresco
2 colheres de sopa de molho inglês
4 colheres de vinagre de álcool (pode ser de vinho branco também)
1/2 cebola roxa cortada grosseiramente
3 dentes de alho
2 pimentas vermelhas sem semente
200 ml de água
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer
Molho
Junte todos os ingredientes no liquidificador (ou mixer) e bata temperando com sal e pimenta a gosto. O tempero fica picante, mas nada semelhante a comidas baianas ou mexicanas.
Reserve
Frango
Em uma tábua de carne, corte o tomilho bem pequeno e coloque sal e pimenta do reino a gosto. Passe o frango neste tempero, tanto o lado da pele, quanto o lado do osso.
Coloque em uma frigideira em fogo alto com azeite com a pele para baixo (se não gostar de pele, tire na hora de comer, não agora, pois a pele protegerá o frango). Quando a pele estiver bem dourada, passe para fogo médio e vire o frango. Adicione a pimenta cortada em tiras e vire o frango, mexendo a pimenta com o frango (para o frango pegar gosto da pimenta e para a pimenta amolecer).
Em um refratário, coloque o frango (com o azeite, pois o azeite irá untar o refratário) e depois o molho. Leve ao forno médio para alto e deixe por 10 minutos ou até o molho começar a reduzir pela fervura.

Fica ótimo com salada de folhas fortes (rúcula ou almeirão, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário