quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Azeite Temperado - Azeitonas

Uma vez lendo o livro O que Einstein disse a seu cozinheiro (Robert L. Wolke), aliás, um livro maravilhoso, comecei a perceber algumas coisas. No livro ele conta sobre os sais temperados, que contém uma quantidade absurda de sal normal e uma pequena quantidade de tempero e que, se você seguir a quantidade que está no rótulo, consegue fazer um sal temperado caseiro de mesmo gosto e pagando muito menos.
Bem, o que isso tem a ver com o post de azeite? Simples, resolvi testar com os azeites temperados (bem mais caros do que o azeite comum). Estava em um bom mercado em São Paulo e vi 4 azeites temperados de uma marca muito boa por sinal (vou omitir os nomes por questão de direitos autorais). Os azeites eram temperados um com alho, outro com azeitona preta, outro com manjericão e um com shoyo e gengibre. Peguei os 4 e comparei a composição com um azeite normal, da mesma marca. E olha o que encontrei: a composição do azeite temperado com azeitonas era a mesma do azeite normal, com a diferença que havia "azeitonas" (sobre os outros 3 falo nos outros posts).
Resolvi então testar em casa.
Aqui vai a receita:
Ingredientes:
Azeite extra virgem
Azeitonas pretas moídas sem caroço

Modo de fazer:
Coloque azeitonas em um processador e pique bem.
Jogue dentro do azeite
Feche e deixe curtindo por, no mínimo, 10 dias.

Proporção: mais ou menos 1 parte de azeitonas para 5 de azeite (em volume, não em peso). Ou seja, divida um pote em 6 partes. Coloque uma das partes de azeitona e as outras 5 de azeite.
Fica uma delícia. Ah, fica ótimo para temperar saladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário