quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Paleta de Cordeiro

Esta é uma receita de cordeiro que vi em um programa do Jamie Oliver (canal pago GNT). Entretanto, tive que adaptar, pois não anotei na hora e coloquei alguns toques pessoais também.
Esta receita tem alguns atrativos. Normalmente, ao se fazer um cordeiro, deve-se deixar a carne no tempero de um dia para o outro e nesta receita não. Nesta receita, ao contrário do que normalmente ocorre, a quantidade de tempero é bem pequena, não precisa usar vinho ou coisa do gênero.
Bem, vamos lá.
Ingredientes para 4 pessoas
1 paleta de cordeiro
Alecrim, alho, sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer:
Pegue a paleta e faça pequenos riscos na carne com a faca, para o tempero penetrar melhor na carne.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Em um refratário ou forma, coloque alho e alecrim, forrando o recipiente. Coloque a carne temperada em cima e novamente uma outra camada de alho e alecrim forrando a carne. O alho deve ser inteiro, com a casca. Só deve ser retirado aquele fundo duro do alho, o resto vai inteiro.
Envolva a carne (aqui pode se envolver só a carne, fazendo a base de alho e alecrim ou se envolver o recipiente inteiro). Deixe no forno a 180 graus por 4 horas.
Após as 4 horas, se quiser deixar mais alguns poucos minutos sem o papel alumínio para dourar, ok. Se não quiser, pode comer. A carne estará praticamente desmanchando de tão macia.
Obs: durante o tempo da carne no fogo, esqueça da carne. Vá assistir TV, limpar a casa, praticar esporte. A carne não deve ser virada ou aberta do papel alumínio.
Obs2: o alho é para ser comido. Se apertar o alho com os dedos a casca sai inteirinha. O alho fica simplesmente uma delícia.

4 comentários:

  1. Gosto bastante das receita do Jamie, tenho alguns livros e já fiz algumas das suas receitas com bastante sucesso.
    Esta ficou o máximo.

    Em relação ao comentário que deixaste no meu blog, se precisares de ajuda no teu post acerca dos termos em português e em brasileiro, podes contar com a minha ajuda. No que eu souber ajudo-te com todo o prazer.

    Fica bem.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de tirar uma duvida 4 horas de fornao a 180 graus . No forno medio ? Ou no maximo?
    Esta receita e maravilhosa vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  3. Fiz e ficou maravilhosa. Nem precisou as 4 horas, acho que meu forno começa com 200. Só fiquei em dúvida se coloca óleo no refratário. Eu coloquei um pouquinho.

    ResponderExcluir
  4. Na receita original o Jamie fala para passar azeite de oliva com a mão no pernil depois de fazer os cortes, daí sim, depois coloca na cama de temperos e joga o restante dos temperos em cima!

    ResponderExcluir